As apresentações fazem parte do Projeto Alocô, realizando diversas ações artísticas no campo das artes cênicas, como intercâmbios, workshops, conferência e sarau. Com roteiro e direção de Heme Costa, Mulheres Malês conta a história do Levante do Rio Joanes, trazendo um olhar a partir da construção racial e de gênero através de uma linguagem sensível e lúdica, relembra sobretudo as mulheres que fizeram parte deste processo, Ludovina, Tereza, Germana e Francisca.
A montagem se passa na noite anterior ao Levante, e possui um recorte individual, debruçando-se sobre os medos, dúvidas e inquietudes que antecederam a batalha mais sangrenta da história da Bahia, ao passo que também, dialoga com a atualidade através da visibilidade da mulher em contextos históricos.
As primeiras apresentações dessa Circulação aconteceram em Lauro de Freitas, cidade que foi cenário da batalha que ganhou o nome de Levante do Joanes, marco histórico que aconteceu às margens do rio, em Fevereiro de 1814. A diretora Heme Costa celebra esse momento “A reestreia do espetáculo Mulheres Malês em Lauro de Freitas depois de uma lacuna de quatro anos foi muito significativo. A temporada foi emocionante, tivemos retornos maravilhosos e isso só demonstra o quanto o espetáculo é importante e o quanto ainda temos por caminhar.”
Agora o projeto se apresenta nos dias 15 e 16 de julho no Teatro Xisto Bahia, centro de Salvador. Logo depois vai ter apresentação nos dias 22 e 23 de julho, no espaço Cultural Boca de Brasa Cajazeiras.
O projeto foi contemplado pelo Edital Setorial de Apoio a Grupos e Coletivos 2019 e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.
Serviço:
Data: 15/07-19h e 16/07-17h
Local: Teatro Espaço Xisto Bahia – Barris (Ao Lado da Biblioteca Central)
Ingressos: No Sympla, e na bilheteria do Teatro Xisto no dia da apresentação
https://www.sympla.com.br/evento/circulacao-mulheres-males/2044943
R$ 20,00 E R$ 10,00 (MEIA)
Informações: no instagram @aloco.projeto