Home » Blog » “O Futuro é Preto” destaca o Afrofuturismo em webconferências

“O Futuro é Preto” destaca o Afrofuturismo em webconferências

O evento acontece nesta sexta-feira, 19/06, das 16h às 20h, no youtube. Inscrições gratuitas

Acontece nesta sexta-feira, 19/019, a partir das 16h, no youtube, “O Futuro é Preto”, uma série de conferências sobre Afrofuturismo, reunindo artistas, criadores e pesquisadores sobre a temática africana e da diáspora negra, que tem em comum o olhar para as contribuições da África e das comunidades negras para o futuro da humanidade.

Entre os participantes estão nomes de destaque na divulgação da temática do Afrofuturismo como: a escritora e cineasta Ytasha L. Womack; o roteirista Ale Santos, colunista da Vice e colaborador em veículos como Super Interessante e The Intercept Brasil; a PH em Educação Érica Coutrim, consultora Unesco em Educação e Cidadania; a professora Lília Melo, fundadora do Cine Club TF e finalista da Global Teacher Prize 2020, considerado o Nobel da Educação; o escritor Fabio Kabral, autor de obras afrofuturistas como “O Caçador Cibernético da Rua 13” (2017) e “A Cientista Guerreira do Facão Furioso” (2019); Israel Neto, músico, integrante da Kitembo Edições Literárias do Futuro; a designer Giselle Santos, idealizadora da Humania Futuros Aplicados e Inovações; a youtuber Aza Njeri, doutora em Literaturas Africanas e pós doutora em Filosofia Africana; Morena Mariah, criadora da plataforma de Educação AfroFuturo;  o pesquisador musical Henrique André, autor de “ALÁGBÁRA: o sonho” (2019); a multi-artista e pesquisadora Zaika dos Santos, de iniciativas como Afrofuturismo: Arte e STEM, Nok é Nagô e o coletivo Saltosoundsystem.

A iniciativa é uma resposta à ausência de pessoas negras em diversos eventos que tratam de tecnologia, criatividade e inovação.

“Vivemos numa sociedade que tenta nos invisibilizar desde sempre e uma das tecnologias mais eficientes que se faz presente ainda nos dias atuais e nos acompanha geração após geração é a tecnologia da sobrevivência. Estamos cansados das tentativas de nós apagarem do futuro do mundo. O cansaço virou revolta e da revolta nasceu a ação”, explica Fausto Fanin, um dos organizadores do evento. Além de Fausto estão na organização do evento Stefanny Lopes, Giselle Santos e Carolina Maria.

Fausto Vanins, co fundador da @Pox

Profissional em Tecnologia Digitais e Inovação, Fausto Fanin conta que o estopim para organizar “O Futuro é Preto” foi uma resposta racista dada por uma responsável por um evento sobre futurismo.

“Ao ser questionada sobre a ausência de pessoas pretas, a responsável pelo evento teve atitudes extremamente racistas e quis dizer que não há pessoas pretas aptas a falar sobre isso aqui no Brasil. Pois ela está muito enganada!”, detalha.

Reunindo especialistas de destaque nacional e internacional, o objetivo do encontro é “prospectar futuros, tecnologias, possibilidades com base numa perspectiva e olhar preto, além da possibilidade de imaginar o futuro podemos criar esse futuro imaginado com maestria e genialidade”, destaca Fausto Fanin.

O evento será nesta sexta-feira 19/06 de 16h às 20h. Cada palestrante terá 30min para contextualizar o Afrofuturismo na sua área de atuação e expertise.

Evento: O futuro é preto – Afrofuturismo

Inscrição gratuita no Sympla

Organizadores:

Stefanny Lopes

https://www.linkedin.com/in/stefannylopes/

Fausto Vanin

https://www.linkedin.com/in/faustovanin/

Giselle Santos

https://www.linkedin.com/in/giselle-santos-innovation/

Carolina Maria

https://www.linkedin.com/in/carolina-maria-moreira

scroll to top