Home » Revista » “O melhor ainda está por vir”, diz Obama em discurso de vitória

“O melhor ainda está por vir”, diz Obama em discurso de vitória

obama vitoria discurso

Reeleito com mais de 58 milhões de votos, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu ao povo norte-americano que o “melhor ainda está por vir” no seu próximo mandato. Em seu discurso de vitória nesta quarta-feira (07/11), o democrata declarou às centenas de pessoas presentes no comício que está mais inspirado do que nunca e agradeceu a confiança de seus eleitores.

“Nesta noite, vocês, o povo norte-americano, nos lembraram que, embora a estrada tenha sido difícil e a viagem longa, nós nos erguemos e lutamos por nosso caminho. E nós sabemos em nossos corações que para os Estados Unidos da América, o melhor ainda está por vir”, afirmou o presidente reeleito que foi amplamente aplaudido pela plateia.

Considerada como uma das falas mais emocionantes e impactantes de toda a campanha eleitoral, Obama discursou por mais de 25 minutos em Chicago e trouxe à tona a principal mensagem de sua candidatura que o opôs, ao longo dos meses, ao candidato republicano Mitt Romney. “Nós somos melhores do que a soma de nossas ambições individuais”, afirmou o presidente.

“Nós permanecemos maiores do que uma coleção de estados vermelhos (republicanos) ou azuis (democratas). Nós somos, e sempre seremos, os Estados Unidos”, acrescentou Obama. O presidente ainda garantiu aos norte-americanos que irá discutir com Romney e outras lideranças republicanas sobre o futuro do país.

Apesar da vitória na eleição presidencial, os democratas terão que negociar muitas medidas políticas com os seus adversários republicanos, vitoriosos na disputa legislativa da Câmara dos Representantes (o equivalente a Câmara dos Deputados no Brasil). O novo plano fiscal e a reforma imigratória prometidas pelo presidente estão entre os temas que serão discutidos no próximo mandato.

Reconhecimento

Durante a madrugada, o candidato republicano derrotado telefonou para Obama para reconhecer sua derrota e parabeniza-lo pela vitória. Em Boston, Romney discursou perante centenas de pessoas, onde agradeceu ao apoio de sua família, eleitores e de seu vice, Paul Ryan.

“A nação, como vocês sabem, está em um momento crítico. Em um tempo como esse, nós não podemos nos arriscar em disputas partidárias”, disse ele. “Este é um momento de grandes desafios para os Estados Unidos e eu rezo para que o presidente seja bem sucedido em guiar nossa nação”, acrescentou.

 

Fonte: Opera Mundi

scroll to top