Home » Blog » Diversidades » Observatório de Discriminação Racial e LGBT será reinaugurado

Observatório de Discriminação Racial e LGBT será reinaugurado

SamurCom o tema Salvador da Consciência Negra: uma agenda afirmativa, a cidade do Salvador inicia as comemorações para o Mês        da Consciência Negra. Com o objetivo de aumentar a reflexão, as discussões e debates sobre a temática, os meses de novembro e dezembro serão marcados por exposições, seminários e shows.

Dando início as atividades, o dia 19 deste mês de novembro será marcado pela reinauguração da Unidade Permanente do   Observatório da Discriminação Racial e LGBT, que ficará localizado no Clube de Engenharia, na Rua Carlos Gomes. Pessoas que sofrerem discriminação ou presenciarem casos de racismo ou homofobia vão poder denunciar estas ações junto ao órgão, o qual acompanhará cada ocorrência junto ao Ministério Público (MP), Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Delegacias. Segundo a Secretaria Municipal da Reparação (Semur), Ivete Sacramento, no futuro, o que se pretende é ampliar a estrutura. “Pensamos em um espaço formado por psicólogos e assistentes sociais para que as vítimas do preconceito sejam assistidas pelo programa de combate ao racismo e discriminação LGBT, disse a secretária”.

No dia 26 de novembro, no Teatro Castro Alves, acontece a Mostra Criativa Salvador Arte e Cultura Negra. O espetáculo evidenciará aspectos da Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e da cultura afro-baiana no país. Dentro da programação do mês da Consciência Negra, a Casa do Benin- acervo cultural africano, que fica localizado no pelourinho, será reaberto em dezembro.

Ao longo do mês, outras atividades vão acontecer em comemoração ao Salvador da Consciência Negra: Uma Agenda Afirmativa. Confira.

PROGRAMAÇÃO ESPAÇO CULTURAL DA BARROQUINHA:

– Recital Poético “Quadros”. Dias 11 e 12

– Espetáculo “A Comida de Nzinga”. Dias 14, 15 e 16

– Show musical “Umbilicando”, de Juraci Tavares. Dias 13 e 27

– Oficina de Interpretação teatral e Montagem de Cena. Dias 17 e 18

– Espetáculo “Meia Noite Todos os Gatos são Pardos”. Dia 19

– Show musical “Mametto canta Dorival Caymmi”, com Ana Mametto
Dia 20

– Espetáculo “Exu – A Boca do Universo”. Dias 21, 22, 23, 28, 29 e 30

– Show musical “Tambores pelo Fim da Violência”, com Bloco A Mulherada. Dias 24, 25 e 26

– Exposição “Máscaras”. De 6 a 30

OUTRAS ATIVIDADES

– Reinauguração do Observatório da Discriminação Racial e LGBT. Dia 19, às 18h, no Clube de Engenharia, Centro

– Caminhada da Consciência Negra, em Ilha de Maré. Dia 20, às 10h

– Mostra Criativa da Lei 10.639. Dia 26, no Teatro Castro Alves, Campo Grande

scroll to top