Home » Blog » Ocupação Abdias Nascimento

Ocupação Abdias Nascimento

O escritor, dramaturgo, poeta, artista plástico e militante Abdias Nascimento é o 32º homenageado da Série Ocupação desenvolvida pelo Itaú Cultural.

A homenagem será na sede da instituição em São Paulo e conta com uma exposição que reúne diversos registros de Abdias, incluindo fotografias, documentos históricos, pinturas e vídeos que mostram a trajetória do escritor.

A curadoria é do Itaú Cultural, do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros, de Vinícius Simões, que também assina a cenografia, e de Elisa Larkin Nascimento, co-fundadora e diretora presidente do Ipeafro.

Com o objetivo de mostrar a relação entre a produção artística e política do homenageado, quatro eixos apresentam a Ocupação Abdias Nascimento: A Mulher da Banda de Fora, Teatro Dentro de Mim, As Borboletas de Franca e Sankofa.

05-campanha

A partir desta quinta-feira (17) será iniciada intensa programação por diferentes espaços da cidade de São Paulo. A abertura do evento terá uma Conferência performática do Dia da Consciência Negra, que fará uma reflexão sobre os pensamentos de Abdias Nascimento nos dias atuais.

Personalidades baianas participam da programação, entre elas estão o ator e diretor Ângelo Flávio e a educadora e Mestre em Estudos de Linguagens Lindinalva Barbosa. “Acho de grande importância a homenagem feita pelo Itaú Cultural à Abdias Nascimento, sobretudo, neste mês de novembro, no qual, a luta negra neste país conseguiu inscrever como símbolo maior da presença do povo negro nesta diáspora”, ressalta a Lindinalva.

A obra literária de Abdias, especialmente a poética, foi objeto de estudo da dissertação de mestrado de Lindinalva Barbosa na Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Parte de conteúdos que envolvem o escritor estão inclusos na seção impressa da Ocupação. “Abdias foi um intelectual, ativista, artista e parlamentar que, juntamente com outrxs contemporâneos seus, a exemplo de Solano Trindade, Lélia Gonzalez e Beatriz Nascimento, formatou o pensamento negro nacional, em sua trajetória longeva e aguerrida, participou de quase um século de história de luta antirracista e defesa dos direitos humanos”, diz a pesquisadora.

Programação

As atividades ligadas à ocupação iniciam nesta quinta-feira (17) e ficam disponíveis até janeiro de 2017 com ações que envolvem performances artísticas, baseadas em textos do escritor, oficinas e a republicação de O Genocídio do Negro Brasileiro, obra de Abdias lançada em 1978. A maior parte das apresentações será no próprio espaço do Itaú Cultural em São Paulo, porém algumas foram espalhadas por bairros da cidade.

O ator, diretor e dramaturgo Ângelo Flávio apresentará nos dias 29 de novembro e 7 e 13 de dezembro, às 19h, Compilação de uma Utopia Possível, performance baseada em textos de Abdias.

Veja a programação completa neste link

Marcelo Nascimento é repórter do Portal Correio Nagô

scroll to top