Em tempos de proliferação de notícias falsas – as famosas fakes news – o Instituto Mídia Étnica e o Portal Correio Nagô trazem para Salvador a Oficina Lupa de Checagem. A formação ocorrerá dia 02/12 (sábado), das 9h às 16h, na Casa do Mídia Étnica (R. Areal de de Baixo, 06, Dois de Julho), em Salvador (BA).
No treinamento de 6 horas, realziado pela Lupa, os participantes vão mergulhar nos oito passos da metodologia de trabalho da agência, a primeira do Brasil a se dedicar de forma exclusiva à checagem, e aprenderá o que é e o que não é “checável”. Ainda acompanhará os bastidores de alguns dos trabalhos de maior repercussão da Lupa e verá, por meio de exercícios práticos, que qualquer um pode (e deve) ser um checador.
De acordo com o coordenador do Portal Correio Nagô André Santana, a oficina é uma oportunidade para jornalistas e estudantes de Jornalismo ampliarem o repertório acerca da checagem de informações, que sempre foi uma parte fundamental do trabalho jornalístico. “Com as redes sociais, observamos uma grande difusão de notícias falsas e boatos. Neste sentido, ganha destaque cada vez mais o papel do checador, profissional com expertise para separar fatos de boatos. O Correio Nagô já está atento a esta necessidade e vem cada vez mais checando informações relacionadas ao racismo”, explica Santana.
A Lupa é primeira agência de notícias do Brasil a checar, de forma sistemática e contínua, o grau de veracidade das informações que circulam pelo País.
A oficina custa R$ 180 e a inscrição pode ser feita aqui. Os participantes deverão levar notebook. Não há pre-requisitos quanto à idade ou formação acadêmica.
Donminique Azevedo é repórter do Portal Correio Nagô.