Até 3 de março estão abertas as inscrições para a “Oficina Técnica em Desenvolvimento de Processos Criativos”, oferecida pela Fundação Nacional de Artes (Funarte). Coordenado pelo Centro Técnico de Artes Cênicas – CTAC, o curso será realizado de 11 a 15 de março, com duração de 20 horas. Aqueles que cumprirem a frequência mínima exigida receberão certificado. O público-alvo são estudantes e profissionais da área de artes cênicas. Interessados devem preencher a ficha de inscrição e enviá-la juntamente com uma carta de intenção para o e-mail oficinastecnicas@funarte.gov.br . A lista de selecionados será divulgada no dia 8 de março no site da Fundação Nacional de Artes ( www.funarte.gov.br ).
De acordo com o CTAC, esta oficina é um projeto laboratorial com interesse por artes híbridas, atuando principalmente no campo das artes cênicas. É voltada para a autonomia dos artistas, focando em diálogos multidisciplinares e no processo da criação que explorem o papel do artista no panorama sociopolítico atual e da plateia como parte e agente modificador do evento performático-teatral. Dentre seus objetivos, está a utilização de mídias e tecnologias de baixo custo (celulares, smartphones, computadores, câmeras) como ferramenta de execução da performance e de documentação do processo.
O Centro Técnico de Artes Cênicas realiza oficinas nas mais diversas áreas do conjunto estrutural das artes cênicas, em todo o território brasileiro. Dentre as áreas abrangidas estão: iluminação cênica, cenografia, cenotécnica, maquiagem, administração e produção teatral, figurino e sonoplastia. No processo de capacitação, instrutores de grande renome no cenário das artes cênicas nacionais repassam seus conhecimentos teóricos e práticos, promovendo assim a qualificação dos participantes de modo a contribuir para a formação e reciclagem de conhecimentos.
A valorização dos profissionais do chamado backstage , além de contribuir para o resgate e o desenvolvimento específico da área, propicia o intercâmbio técnico de informações por meio da troca de experiências e relatos. Portanto, um dos objetivos dessa metodologia é também colaborar com a descentralização de conhecimentos no campo das artes cênicas, bem como ampliar o raio de alcance das ações da Fundação Nacional de Artes, através da disseminação de saberes.