Em busca de valorizar e expandir a tradição cultural do maracatu de baque virado, o grupo de mulheres Maracatu do Ventos de Ouro, realiza entre os dias 19 de fevereiro e 12 de março, as Oficinas de Introdução ao Maracatu.
Serão 5 oficinas, realizadas simultaneamente, cada uma com 4 encontros, sempre às 10h dos sábados. Dança, Agbê, Alfaia, Gonguê e Caixa, são as 5 possibilidades que as interessadas no maracatu de baque virado podem escolher aprender. Além dos 4 encontros, as alunas de todas as oficinas participaram de uma roda de diálogo sobre a história e fundamentos dessa fusão artística. O bate-papo foi feito virtualmente.
“Muitas mulheres que chegam no grupo estão com a autoestima abalada e, no maracatu, é também um espaço de reconexão com essa autoestima, ancestralidade, de se aceitar enquanto mulheres negras. Está para além do tocar!”, declara Josy, fundadora e maestra do grupo, orgulhosa sobre o evento.
Esse projeto foi contemplado pelo Prêmio Riachão – Projetos de Pequeno Porte, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, destinado pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.