Escrever sobre o Esporte é de uma responsabilidade imensa.
A importância desta manifestação sociocultural para a humanidade é gigantesca, e para além do que é veiculado predominantemente nos canais de televisão, rádios e revistas, e outros veículos hegemônicos de comunicação, existem fortes expressões político-ideológicas presentes neste cenário.
Enquanto manifestação sociocultural é entendida pela área da Educação Física dentro de três dimensões, a citar: 1) a dimensão de rendimento (ou de alto rendimento) onde a busca de recordes e a vitória são os objetivos principais; 2) a dimensão de participação (lazer) que têm na prática descompromissada, ou para a saúde, a motivação para o engajamento no esporte; e 3) a dimensão educacional (com orientação pedagógica) para expectativas de aprendizagem e objetivos pedagógicos que vão para além da prática descomprometida.
Pretendo neste blog produzir textos a fim de desconstruir a visão de Esporte hegemonicamente apoiada pelos estímulos e ideologias promovidas pelas industrias do esporte, enviesadas pela lógica do capital.
Para aguçar os sentidos, afirmo que existe todo um mundo de possibilidades para o entendimento do Esporte como possibilidade de expressão espírito humano, em diálogo com a realidade circunscrita, para além do que vemos diariamente na TV.
Sinto-me honrado pela confiança depositada! O portal Correio Nagô representa o acúmulo de lutas e de contribuições do nosso povo, para o nosso povo, e com este espírito científico e político convido-os a lerem os textos e comentarem.
Vamos juntos praticar este exercício!