Projeto “Live de Roteiristas” reúne os autores em plataforma de meetings on line. Dia 06/07, 15h, a cineasta Everlane Moraes, da A Irmandade Filmes e da Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro (APAN), falará sobre “Documentários, Narratividade, Identidade e Diásporas”.

Uma das maiores saudades nesses tempos de pandemia é ir ao cinema assistir um bom filme. Se o isolamento impede o encontro presencial do público, na internet os roteiristas estão se encontrando em lives e debatendo sobre as histórias que você irá assistir quando o isolamento acabar. A iniciativa é das produtoras baianas Bocapiu Conteúdo Criativo, de Carollini Assis, e ¡Candela! Produções Audiovisuais, de Ceci Alves. A 9ª edição acontece na próxima segunda-feira (06), e terá como convidada a cineasta negra Everlane Moraes, nome promissor de nosso cinema.
Especializada em direção de documentário pela Escuela Internacional de Cine y TV (EICTV/Cuba), Everlane é graduanda em Artes Visuais pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Fundadora e codiretora do grupo criativo de autores A Irmandade Filmes, que une três produtoras com foco em formação, produção e distribuição em circuitos independentes de cinema. Integra a Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro (APAN) e seus filmes apresentam uma estética híbrida, que dialoga as Artes Visuais e o Cinema em seus diferentes gêneros.
O tema do bate-papo com Everlane será “Documentários, Narratividade, Identidade e Diásporas”. Seus filmes interseccionalizam a experimentação fílmica com conceitos filosóficos às questões socioculturais da diáspora negra, buscando retratar as identidades e subjetividades de seus personagens. Com seus projetos já passou por diversos festivais mundiais de cinema. O curta doc Pattaki a levou ao 20ª Sundance Film Festival – Short Film Section e ao Toulouse Film Festival – Sección de Couvertes Cortometrajes de Cinélatino. Atualmente ela está com cinco projetos na fase de desenvolvimento, dentre eles o longa biográfico Busca e Apreensão, que já possui contrato de distribuição com a Ello Company. E três projetos documentais em finalização: Imagine, O fim da espera e O último adeus.

A Live de Roteiristas é um projeto pioneiro no Brasil em plataforma de articulação de roteiristas na pandemia e está sendo realizada desde março. Já recebeu 12 convidados e como público mais de 700 escritores, autores, pesquisadores e profissionais do audiovisual via encontros virtuais gratuitos através da plataforma Zoom.
Em julho, um time de feras da indústria audiovisual brasileira contemporânea está escalado para entrar em campo. O pernambucano Hilton Lacerda deu o pontapé inicial, para esta edição Everlane Moraes (06/07); e seguem com a novelista global Thelma Guedes (15/07), vencedora do Emmy com a telenovela Joia Rara (2014); o premiado produtor Rodrigo Teixeira (24/07), da RT Features, ganhador do Oscar de Me Chame pelo seu Nome; e o escritor, roteirista e humorista Helio de La Peña (29/07), do Casseta e Planeta.
Segundo Carollini Assis, “a curadoria buscou a diversidade de eixos narrativos e gêneros – a arte e seus atravessamentos políticos, as narrativas do humor, do documentário, das telenovelas, e o olhar do produtor, numa verdadeira intersecção de criatividade e mercado. Uma oportunidade única de encontrar os criadores e contadores de histórias que brevemente veremos nas telas”.
Para Ceci Alves, “ao longo das lives e do nosso processo de troca com os convidados e com os outros pares do mercado, vimos que nossa ação foi criada durante e motivada pela situação emergencial, mas ganhou contornos que transbordam essa premência. Por isso, a Live de Roteiristas segue, com vistas a uma continuidade que pretende ultrapassar a pandemia, ganhou um sentido maior, de união e discussão em torno das vicissitudes da área, e de fortalecimento do nosso fazer, para além das questões emergenciais”.
Interessados em participar da live devem se inscrever por e-mail: vamosfazercoisasjuntos@gmail.com.
Cronograma das próximas lives
02/07 – Hilton Lacerda – 16h
06/07 – Everlane Moraes – 15h
15/07 – Thelma Guedes – 16h
24/07 – Rodrigo Teixeira – 16h
29/07 – Hélio de La Peña -16h