Home » Blog » Onde estão os roteiristas das histórias que você assistirá no cinema?

Onde estão os roteiristas das histórias que você assistirá no cinema?

Projeto “Live de Roteiristas” reúne os autores em plataforma de meetings on line. Dia 06/07, 15h, a cineasta Everlane Moraes, da A Irmandade Filmes e da Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro (APAN), falará sobre “Documentários, Narratividade, Identidade e Diásporas”.

A cineasta Everlane Moraes dirigiu obras premiadas como Caixa D’água: quilombo é esse? (2013) e Pattaki (2018)

Uma das maiores saudades nesses tempos de pandemia é ir ao cinema assistir um bom filme. Se o isolamento impede o encontro presencial do público, na internet os roteiristas estão se encontrando em lives e debatendo sobre as histórias que você irá assistir quando o isolamento acabar. A iniciativa é das produtoras baianas Bocapiu Conteúdo Criativo, de Carollini Assis, e ¡Candela! Produções Audiovisuais, de Ceci Alves. A 9ª edição acontece na próxima segunda-feira (06), e terá como convidada a cineasta negra Everlane Moraes, nome promissor de nosso cinema.

Especializada em direção de documentário pela Escuela Internacional de Cine y TV (EICTV/Cuba), Everlane é graduanda em Artes Visuais pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Fundadora e codiretora do grupo criativo de autores A Irmandade Filmes, que une três produtoras com foco em formação, produção e distribuição em circuitos independentes de cinema. Integra a Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro (APAN) e seus filmes apresentam uma estética híbrida, que dialoga as Artes Visuais e o Cinema em seus diferentes gêneros.

O tema do bate-papo com Everlane será “Documentários, Narratividade, Identidade e Diásporas”. Seus filmes interseccionalizam a experimentação fílmica com conceitos filosóficos às questões socioculturais da diáspora negra, buscando retratar as identidades e subjetividades de seus personagens.  Com seus projetos já passou por diversos festivais mundiais de cinema. O curta doc Pattaki  a levou ao 20ª Sundance Film Festival – Short Film Section e ao Toulouse Film Festival – Sección de Couvertes Cortometrajes de Cinélatino. Atualmente ela está com cinco projetos na fase de desenvolvimento, dentre eles o longa biográfico Busca e Apreensão, que já possui contrato de distribuição com a Ello Company. E três projetos documentais em finalização: Imagine, O fim da espera e O último adeus.

Everlane Moraes nasceu em Cachoeira, Recôncavo da Bahia, e estudou Artes em Sergipe

A Live de Roteiristas é um projeto pioneiro no Brasil em plataforma de articulação de roteiristas na pandemia e está sendo realizada desde março. Já recebeu 12 convidados e como público mais de 700 escritores, autores, pesquisadores e profissionais do audiovisual via encontros virtuais gratuitos através da plataforma Zoom.

Em julho, um time de feras da indústria audiovisual brasileira contemporânea está escalado para entrar em campo. O pernambucano Hilton Lacerda deu o pontapé inicial, para esta edição Everlane Moraes (06/07); e seguem com a novelista global Thelma Guedes (15/07), vencedora do Emmy com a telenovela Joia Rara (2014); o premiado produtor Rodrigo Teixeira (24/07), da RT Features, ganhador do Oscar de Me Chame pelo seu Nome;  e o escritor, roteirista e humorista Helio de La Peña (29/07), do Casseta e Planeta.

Segundo Carollini Assis, “a curadoria buscou a diversidade de eixos narrativos e gêneros – a arte e seus atravessamentos políticos, as narrativas do humor, do documentário, das telenovelas, e o olhar do produtor, numa verdadeira intersecção de criatividade e mercado. Uma oportunidade única de encontrar os criadores e contadores de histórias que brevemente veremos nas telas”.

Para Ceci Alves, “ao longo das lives e do nosso processo de troca com os convidados e com os outros pares do mercado, vimos que nossa ação foi criada durante e motivada pela situação emergencial, mas ganhou contornos que transbordam essa premência. Por isso, a Live de Roteiristas segue, com vistas a uma continuidade que pretende ultrapassar a pandemia, ganhou um sentido maior, de união e discussão em torno das vicissitudes da área, e de fortalecimento do nosso fazer, para além das questões emergenciais”.

Interessados em participar da live devem se inscrever por e-mail: vamosfazercoisasjuntos@gmail.com.

Cronograma das próximas lives

02/07 – Hilton Lacerda – 16h

06/07 – Everlane Moraes – 15h

15/07 – Thelma Guedes – 16h

24/07 – Rodrigo Teixeira – 16h

29/07 – Hélio de La Peña -16h

scroll to top