Home » Revista » ONU aprova Década do Afrodescendente a partir de 2013

ONU aprova Década do Afrodescendente a partir de 2013

fredsadaaRedação Correio Nagô – O ano de 2013 poderá ser marcante para o aprofundamento dos debates acerca dos direitos da população afrodescendente. É que a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou uma resolução contra o racismo e a discriminação racial e propondo o período de 2013 a 2022 como a Década do Afrodescendente.

No entanto, o documento ainda necessita ser confirmado pela Assembleia Geral das Nações Unidas a fim de que a década possa ser oficialmente proclamada.

Aprovada no final de novembro por 127 a 6, a resolução contra o Racismo e a Discriminação Racial teve ainda 47 abstenções.

Segundo informações da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), a resolução aprovada solicita que se comece um processo de interlocução com os países integrantes, com o objetivo de debater a implantação da década, além de conferir maior visibilidade do tema em fóruns internacionais.

A resolução ainda faz recomendações aos cerca de 200 países integrantes a adotar diretrizes políticas a fim de atender demandas da população negra ao redor do mundo.

scroll to top