Home » Revista » Orkestra Rumpilezz, Cortejo Afro, rodas de capoeira e Encontro dos Tambores serão algumas das atrações do I Encontro das Culturas Negras

Orkestra Rumpilezz, Cortejo Afro, rodas de capoeira e Encontro dos Tambores serão algumas das atrações do I Encontro das Culturas Negras

O I Encontro das Culturas Negras contará com as participações dos grupos musicais Orestra Rumpilezz e Cortejo Afro, além de rodas de capoeira. O evento, que será realizado de 8 a 12 de novembro em Salvador e Santo Amaro da Purificação, busca “fomentar o intercâmbio e o diálogo entre as culturas negras nacionais e internacionais”, segundo informações da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e do Centro de Culturas Populares e Identitárias – CCPI.

O encontro se integra ainda ao Novembro Negro, programação que já acontece anualmente no estado no mês da consciência negra através de iniciativa do Governo da Bahia. Durante esses cinco dias, além da realização de plenárias com personalidades do movimento negro nacional e internacional, atrações artísticas integrarão o calendário cultural do evento todas as noites.

Na quinta-feira (08) noite de abertura do evento, será realizada no Forte Santo Antônio, ou melhor, no Forte da Capoeira, uma grande apresentação da arte que deu nome ao espaço, com professores e alunos dos grupos culturais Roda dos Mestres (BA) e Sinfonia de Arame (SP). A parte musical do dia ficará por conta das orquestras Berimbaus, sob a regência do mestre Nei Sacramento, e Pandeiros de Itapuã, de Tamima Brasil.

No dia 09 de novembro, sexta-feira, as ruas do Pelourinho serão palco do grande Encontro dos Tambores. Percussionistas de bandas afro como Ilê Ayiê, Timbalada, Malê de Balê, Muzenza, Cortejo Afro, Bankoma, Didá, Os Negões, Okambí, se juntarão aos músicos do afoxé Filhos de Gandhy para levar baianos e turistas pelas vielas do Centro Histórico em um belo arrastão musical. Ainda nas ruas do Pelô, a paraibana Maracatu de Aruenda da Saudade fará o seu desfile.  

phpThumb generated thumbnailjpg

(Divulgação Secult-BA)

No Largo Pedro Archanjo, será a vez da Orkestra Rumpilezz, uma das filarmônicas mais premiadas do Brasil, subir ao palco. No mesmo largo, a banda amapaense Raízes do Bolão e apresentações de dança completam a noite. Também na sexta, só que no Largo Tereza Batista, haverá show da uruguaia La Melaza (Uruguai) e Dão e a Caravana Black darão o tom da baianidade no local.  O cantor José Miguel (AP) encerra a grade de atrações musicais do dia com sua apresentação no Largo Quincas Berro D’Água.

O Encontro de Afromusicalidade promete movimentar o Largo Quincas Berro D’Água na noite de sábado (10). No palco, a reunião das vozes de Wilson Carvalho, Matilde, Bié Nô e Carla Lis promoverá essa apresentação inédita e exclusiva para o evento. No Largo Pedro Archanjo, o grupo Gênese e Mestre King apresentarão espetáculos de dança.
Ainda no sábado, o grupo mineiro Berimbrown será a atração do Largo Tereza Batista. Nas ruas do Centro Histórico quem tomará o espaço será o cortejo da Fundação Cultural da Bahia – FUNCEB e o grupo Zambiapunga. No Terreiro de Jesus, haverá show do mais belo dos belos, Ilê Aiyê, e do Olodum.

No mesmo dia, será vez do teatro ocupar o palco do Largo Pedro Archanjo. Sob a direção do ator Ângelo Flávio, o Largo receberá o espetáculo PAN-AFRI-CAN-ISMO, criado especialmente para o Encontro das Culturas Negras e que aborda as principais ideias suscitadas por alguns líderes do movimento panafricanista como Abdias do Nascimento e Marcos Garvey. No mesmo espaço, o grupo Tô na Cena apresentará dez solos de dança.
Santo Amaro da Purificação. A cidade de Dona Canô receberá as atrações musicais do I Encontro de Culturas Negras na segunda-feira (12), quando grupo Cortejo Afro e o Samba de Dona Nicinha encerrarão a festa.

Serviço
O quê: I Encontro das Culturas Negras
Quando: 08 a 12 de novembro
Onde: Salvador e Santo Amaro
Quanto: Gratuito

scroll to top