Home » Blog » Palestra gratuita abordará a produção de conteúdo para youtube e facebook

Palestra gratuita abordará a produção de conteúdo para youtube e facebook

“Inclusão Racial nas Novas Plataformas Digitais”

Palestra gratuita abordará a produção de conteúdo para youtube e facebook

Inclusão digital 2 (1)

Dentro da programação do I Encontro Baiano de Mídia Livre, realizado pelo Bahia 1798, o Instituto Mídia Étnica promove a palestra “Inclusão Racial nas Novas Plataformas Digitais”, com a jornalista Sílvia Nascimento, responsável pela criação do pioneiro site Mundo Negro que, desde 2001, compartilha conteúdos de combate ao racismo e visibilidade das questões raciais. Será dia 12/08, sexta-feira, às 18h30, na Casa do Mídia Étnica, no Dois de Julho, Centro de Salvador, e o acesso é gratuito.

jornalista Sílvia Nascimento

jornalista Sílvia Nascimento

Além do site Mundo Negro e de consultorias para grandes marcas, Silvia Nascimento administra a página Negrxs Digitais e tem feito parceria com o YouTube Space São Paulo para workshop de produção de conteúdo voltado a youtubers negrxs. Em Salvador, a jornalista, que foi apontada pelo coletivo Blogueiras Negras como uma das mulheres mais influentes da Internet, irá compartilhar suas experiências, apontado as possibilidades de produção e circulação do trabalho de realizadores negros e negras em plataformas digitais como facebook e youtube.

A palestra marca também o lançamento da Formação em Mídia Étnica, um curso sobre jornalismo e relações raciais que será oferecido pelo Instituto Mídia Étnica e o Correio Nagô, a partir do dia 20 de agosto. A proposta é oferecer a estudantes de comunicação e comunicadores comunitários reflexões sobre o potencial da mídia, em especial, do jornalismo, no combate às diferentes manifestações do racismo.

Os participantes terão aulas teóricas e práticas com experientes comunicadores que tem contribuído para a produção de contra narrativas às violações aos direitos humanos na mídia brasileira. Entre as convidadas para ministrar aulas na Formação em Mídia Étnica estão as jornalistas Maíra Azevedo (Tia Má) e Cleidiana Ramos, o jornalista e fotógrafo André Frutuoso, o jornalista e doutorando em Políticas de Comunicação (Unb), Pedro Caribé (Rede Bahia 1798), o publicitário e pesquisador sobre novas mídias Paulo Rogério Nunes (Berkman Center/Harvard University), o produtor audiovisual Rosalvo Neto, responsável pela TV Correio Nagô, entre outros. A grade completa do curso será apresentada durante o evento do dia 12 de agosto. Para inscrição, acesse: http://migre.me/uCExI

A Casa do Instituto Mídia Étnica fica na Rua Areal de Baixo, n. 06, Dois de Julho. O I Encontro Baiano de Mídias Livres acontece entre 10 e 13 de agosto, com oficinas, palestras, lançamentos e debates. Toda a programação: www.bahia1798.org

scroll to top