30/11/2018 | às 18h15
O swing que só se vê na Bahia ocupou o Espaço Vale do Dendê durante os últimos meses com o programa Papo de Favela. A ocupação no espaço, localizado no Shopping da Bahia, se deu através da parceria entre o programa com o Instituto Mídia Étnica e a TV Correio Nagô, que comandou as transmissões ao vivo no YouTube.
Esse encontro com a música original da Bahia é feito com a mediação bem agitada do apresentador Marcus Pantera, que costuma dizer que a missão do Papo de Favela é levantar a bandeira do pagode baiano. Artistas como Alex Xella, Mário Brasil e Flavinho são alguns dos que já passaram pelo programa como convidados para falar sobre os bastidores da música, passando pelas trajetórias dos artistas, até a discutindo de temas mais atuais, como política. O artista Mateus Marllyn é um dos que já passaram pelo Papo de Favela já nas primeiras edições deste novo formato. Sua relação com a música vem desde criança e ele afirma que existem dois pilares fundamentais para o pagode: o som e o conteúdo ideológico. “Tento traduzir todas as minhas experiências na música”, revela ele, que sempre pensa nessa associação da música com as outras áreas do conhecimento, como leituras e cursos.
O programa já existe desde 2015 e em agosto ganhou esse novo formato no Espaço Vale do Dendê que, além das transmissões, contou com a presença do público que já acompanhava o projeto pela internet. “A gente veio para o shopping falar sobre música original da Bahia, a bandeira que é nossa e nos representa”, revela Marcus Pantera em entrevista ao Portal Correio Nagô. Ele ainda afirma que a proposta foi fortalecer a ideia de que o Papo de Favela é “nosso” em qualquer lugar, na periferia ou até mesmo dentro do shopping.
Foi pensando em inovação que o Papo de Favela estacionou no Espaço Vale do Dendê. Então a ideia era justamente estar inovando e pensando nas possibilidades de contra-narrativas com representatividade. Nesta sexta-feira (30), o programa se despede do Espaço Vale do Dendê, com uma grande festa unindo música e interação do público. O programa conta com a participação dos artistas Chiclete Ferreira, Flávio (Banda Pegadeira), Alex Samps, Rapha Raynner, Rony Santanna e muito mais, sob a apresentação de Marcus Pantera e transmissão ao vivo no YouTube da TV Correio Nagô.
Ashley Malia é repórter-estagiária do Correio Nagô
Com a supervisão da jornalista Donminique Azevedo