Home » Blog » Cultura » Peça-filme sobre o homem negro no mundo contemporâneo marca estreia do primeiro solo do ator Reinaldo Júnior

Peça-filme sobre o homem negro no mundo contemporâneo marca estreia do primeiro solo do ator Reinaldo Júnior

“É um solo sobre homens negros: avôs, pais, filhos, companheiros, famosos, anônimos, trabalhadores, intelectuais, vivos ou mortos, não como objetos de estudos, mas como protagonistas das suas próprias histórias, narrativas e vivências. Do nascimento até o presente momento, das travessias de ruas da Chatuba de Mesquita até à cidade de Pequim, na China”, ressaltou o ator, Reinaldo Júnior, sobre a peça-filme “O grande dia”, a qual protagoniza, e que evidencia a capacidade artística de um homem negro brasileiro nos palcos.

Foto: Divulgação

Realizada pela Confraria do Impossível, a direção é de André Lemos, que estreia quinta-feira (26), no Teatro Armando Gonzaga em Marechal Hermes, ficando em cartaz até domingo (29) e seguindo para Copacabana, no Teatro Glaucio Gill em junho de quinta-feira (2) até domingo (5). Ambas apresentações de quinta a sábado 20h e domingo 19h. 

Arte e realidade se misturam no jogo cênico com o trabalho visceral de Reinaldo que, em cena, desmistifica e desconstrói os preconceitos acerca das pessoas negras, sobretudo, dos homens.  

De acordo com o ator, o processo de pesquisa completou 30 anos. “Este trabalho começou em 1991. Temos o mesmo tempo de vida, nos mesmos minutos e acréscimos e nascemos no mesmo lugar, na mesma batida e no mesmo ritmo. Mesmo com muitas vozes e com a diversidade de personagens em cena, encaro como uma grande aventura. Para um bate-bola durante este processo, convidei os atores e amigos, Wilson Rabelo e Wayne Marinho, para uma troca sobre a obra. Acredito na antiga filosofia que arte não se faz sozinho”, explica. 

scroll to top