Evento reúne 120 empreendedoras e celebra o Novembro Negro com arte, cultura e resistência no coração de Salvador
Por Redação Correio Nagô
A Praça da Piedade, no Centro de Salvador, será palco de um grande encontro entre cultura, empreendedorismo e ancestralidade. No próximo dia 8 de novembro, das 9h às 18h, acontece a Peri-Feiras Preta, evento que celebra o Novembro Negro e o protagonismo das empreendedoras das periferias da capital baiana.
Idealizada pelo Coletivo Resistência Preta (CRP), a iniciativa tem como propósito fortalecer a economia criativa e promover a autonomia financeira e cultural de mulheres negras das comunidades periféricas. O coletivo atua em diversos bairros de Salvador, fomentando ações voltadas à geração de renda, identidade e valorização da cultura afro-brasileira.
Empreendedorismo, arte e resistência
A feira reunirá cerca de 120 empreendedoras com produtos que vão do artesanato e da moda à gastronomia e serviços diversos. Mais do que um espaço de vendas, a Peri-Feiras Preta propõe um encontro de identidade e resistência, em um dos locais mais simbólicos da capital baiana.
O público poderá conferir uma programação repleta de expressões culturais: apresentações musicais, exposições de arte, desfile de moda em macramê, grupos de capoeira, sarau da resistência, recitação de poesias e até o lançamento de um livro.
Uma parte significativa das expositoras integra o Projeto Empreendendo o Futuro, realizado pela Aliança Empreendedora, que capacita empreendedores de baixa renda e fortalece negócios locais. A Peri-Feiras Preta surge como resultado dessa parceria com o Coletivo Resistência Preta, que ao longo do ano promoveu ações formativas nas periferias soteropolitanas.
Literatura preta e ancestralidade e Lançamento literário
Durante o evento, a escritora Mona Kizola lança o livro Kuá Ndanji, uma coletânea de poesias marginais que celebra a resistência, a ancestralidade e a força da periferia negra. Inspirada no termo bantu que significa “pela raiz”, a obra conecta memória, identidade e espiritualidade em versos que ecoam as vozes e vivências do povo preto.
📍 Serviço
O quê: Peri-Feiras Preta
Quando: 8 de novembro, das 9h às 18h
Onde: Praça da Piedade – Salvador (BA)
Realização: Coletivo Resistência Preta
Informações para a imprensa:
Contato: Dhay Borges – (71) 99117-8531
                    

		    
