Na última sexta-feira (01), a Escola Municipal Teodoro Sampaio, no bairro Santa Cruz, em Salvador, foi palco do I Sarau das Artes Santa Cruz. Com apresentações artísticas, a programação do evento contou ainda com oficinas e bate papo.
Entre as participantes esteve a fundadora e coordenadora nacional do Movimento Vai Ter Gorda , Adriana Santos; a Miss Plus Size do Bahia , Thaís Carine; Os rappers Grandão e Jhon Kortez; além do youtuber Wesley Teixeira.
O Sarau teve ainda um espaço de beleza, coordenado pelo Studio Preta que Trança, onde serão feitos penteados nagô.
A iniciativa é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso da estudante de Relações Públicas da Universidade do Estado da Bahia, Adriele do Carmo. Segundo a idealizadora a intenção é promover o empoderamento da comunidade, a autoestima da mulher, além da luta antirracista.
“O Sarau das Artes Santa Cruz é um evento sociocultural que visa reunir artistas e iniciativas culturais do da Santa Cruz e dos bairros do Nordeste de Amaralina. Há muita produção boa nos bairros periféricos que não é visibilidade, então a minha ideia principal é reunir essas movimentações e mostrar, principalmente, para os moradores daqui que o nosso bairro é mais do que os grandes veículos de comunicação mostram”, explica Adriele do Carmo.
Para a jovem, que também é militante dos movimentos de direito da população negra e de gênero, o projeto sai dos muros da universidade e dialoga com a periferia.
“Foi gratificante ver os meninos do break dance participando de uma aula de dança do ventre. Ver universos tão distantes convergindo no mesmo espaço, de forma que todos e todas saíssem satisfeitos e contemplados”, finaliza Adriele do Carmo.
Donminique Azevedo é repórter do Portal Correio Nagô.
Fotos: Lucas de Matos