Home » Revista » Pesquisa do DataSenado mostra a realidade da juventude negra no Brasil

Pesquisa do DataSenado mostra a realidade da juventude negra no Brasil

Pesquisa do DataSenado mostra a realidade da juventude negra no BrasilEstudos mostram que mesmo com os avanços no debate de politicas públicas de juventude, os homicídios que ocorrem no Brasil ainda nos dias de hoje  atinge em sua maioria jovens: do total de vítimas em 2010, cerca de 50% deste possui idade entre 15 e 29 anos. Desses, 75% são negros. Mesmo diante destas informações coletadas pelo ministério da Saúde e outros orgãos, até esta quinta-feira ( 0711), pouco se sabia sobre as percepções da sociedade acerca de tão importante tema.Diante desta situação, o DataSenado realizou a  pesquisa de opinião pública  intitulada Violência contra a juventude negra no Brasil .  é parte do Protocolo de Intenções firmado entre o Senado Federal e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir/PR), no âmbito da campanha Igualdade Racial é Pra Valer.

Durante a solenidade de apresentação destes dados, foi possivel   perceber que a maioria da população acha que as mulheres sofrem mais com a violência (67,1%) e que os negros são as principais vítimas (66,9%). Pouco mais de um terço (35,8%) acredita que a violência atinge mais os jovens na faixa de 19 a 29 anos. Quando questionados sobre as causas, 63,0% atribuem a violência contra a juventude a aspectos sociais, enquanto 34,8% diz ser fatores  associados ao comportamento juvenil de risco. Quando perguntados especificamente sobre a principal causa de morte entre os jovens, a maioria indicou o uso de drogas (56,2%), os acidentes de trânsito (22,4%) e os assassinatos (19,8%).

 

A maior parte dos entrevistados (62,3%) disse que  não há diferença  de morte entre jovens brancos e negros e 31,4% concordaram que jovens negros são mortos em maior quantidade que os brancos. Para 26,3% dos respondentes, a cor dos jovens tem influência na quantidade de mortes. Na pesquisa é possivel perceber também que a,  noção de que no Brasil a violência mata mais pobres do que ricos é consensuada por 90,4% dos respondentes. Sendo alto o consenso  (80,9%) com a afirmativa de que os jovens brasileiros são vítimas da violência independentemente da cor ou raça.Para 36,4% dos entrevistados, a principal ação para combater o racismo deve ser a melhoria do ensino nas escolas.

scroll to top