A partir de 2013, o Ministério da Saúde pretende realizar uma pesquisa para avaliar a saúde da população brasileira com base em exames laboratoriais. Batizado de “Pesquisa Nacional de Saúde”, o estudo será feito em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo informações do Ministério, além de questionários, também farão parte da pesquisa a coleta de sangue e urina, aferição de medidas antropométricas e medição da pressão arterial. A estimativa é de que cerca de 16 mil pessoas serão submetidas aos exames, dos 80 mil domicílios pesquisados, em 1.600 municípios brasileiros.
A pesquisa faz parte do Plano de Enfrentamento das Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNT) e tem como meta “produzir novas informações sobre os hábitos de alimentação, tabagismo, uso de bebidas alcoólicas, prática de atividade física e fatores associados aos comportamentos não saudáveis da população”, informa o Ministério da Saúde.
As informações vão subsidiar as ações de combate às DCNT, responsáveis por 72% dos óbitos no Brasil. O Hospital Sírio Libanês será o responsável por contratar as coletas de sangue e urina.
A iniciativa propõe que a PNS dê continuidade aos inquéritos do Plano Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), realizado em 2003 e 2008. O estudo deve ser realizado a cada cinco anos.
Por Correio Nagô