No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, as pesquisadoras Bianca Barreto do Nascimento e Mariana Fernandes dos Santos lançam a sequência afrodidática “Enegrecendo a História” e o jogo “Mulheres Negras na Memória”, produto educacional resultado da pesquisa desenvolvida por Bianca, orientada por Mariana, no contexto do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal da Bahia – IFBA.
A Sequência Afrodidática, que acompanha o Jogo da Memória, é um recurso pedagógico que se apresenta enquanto estratégia para a diminuição dos impactos causados pelo racismo à saúde mental e emocional da população negra. O objetivo do projeto que resultou na Sequência Afrodidática e no Jogo da Memória é implementar ações educativas que fomentem o reconhecimento da importância do trato com as questões étnico-raciais, no contexto da Educação Profissional e Tecnológica.
De acordo com Bianca, utilizar um jogo da memória com personagens que trazem a relação de resistência de mulheres negras com a história da sociedade brasileira é uma estratégia de incentivo à valorização e reconhecimento da importância desses corpos para a humanidade. “Tal valorização pode promover, em paralelo, o confronto ao memoricídio que historicamente apaga nossas referências negras, bem como uma identificação com as biografias presentes na prática”, explica.
Para acessar o material, basta clicar no link hospedado no portal eduCAPES: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642462