A P&G, uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo, com o seu programa Racial 360º, que promove iniciativas com foco em gerar mudanças reais e duradouras para solucionar o racismo estrutural presente no país, apresenta o Cria da Quebrada, um projeto que consiste em formar cerca de 25 profissionais negros para a indústria criativa da publicidade e propaganda.
O projeto é uma parceria com a Grey Brasil e a M.AD School of Ideas, escola de criatividade e estratégia mais premiada do mundo, Escola do Ano Festival de Cannes 2022, que lecionará o curso de preparação para criativos (redatores e diretores de arte). O curso tem duração de 7 meses e beneficia, nesta primeira etapa, cerca de 25 alunos e ex-alunos da Universidade Zumbi dos Palmares, instituição de ensino superior sem fins lucrativos que tem como missão promover a inclusão e a formação qualificada de profissionais comprometidos com os valores da ética, da dignidade da pessoa humana e da diversidade étnico-racial.
O principal objetivo do Cria da Quebrada é capacitar a população negra para compor o mercado criativo da publicidade e propaganda que ainda é formado apenas por 15%[1] de pessoas negras em cargos estratégicos de diretoria. E assim como é uma meta para a P&G representar a diversidade brasileira na frente das câmeras, em suas campanhas, também é uma meta absorver essa representatividade por trás das câmeras, compondo os profissionais que fazem parte da construção da publicidade da companhia.
“Há mais de 180 anos de existência, a P&G mantém um compromisso global de ser uma força para o bem e uma força para o crescimento. Somente quando ampliarmos nossa visão, conseguiremos ampliar o espectro das imagens que vemos, das vozes que ouvimos, das histórias que contamos e das pessoas que entendemos. É assim que a P&G está trabalhando com e para os criadores negros – tanto atrás das câmeras, quanto na frente delas”, ressalta André Felicíssimo, presidente da P&G Brasil.
Além da formação desses profissionais negros, a iniciativa também visa a inserção no mercado de trabalho. Por isso, os estudantes poderão apresentar seu portfólio criado durante o curso no evento de formatura, que contará com a participação de todas as agências que atendem a P&G. A Grey Brasil tem prioridade na contratação desses profissionais e promoverá intercâmbio de até cinco alunos para um estágio em uma das agências da Grey pelo mundo. “Este projeto é urgente e importante para tornar o mercado publicitário mais inclusivo, considerando que 56% da população brasileira é negra. É nosso dever, como empresa de comunicação, construir pontes para uma sociedade mais justa”, diz Luciana Rodrigues, CEO da Grey.
A Universidade Zumbi dos Palmares indica que 90% dos alunos que se formaram nos cursos de Publicidade e Propaganda da instituição estão empregados e, com o Cria da Quebrada, a capacitação desses profissionais fortalece. “O projeto Cria da Quebrada é uma intervenção na veia da capacidade criativa do jovem negro, e um estímulo precioso para o enriquecimento da potência do seu talento e da sua capacidade de realização. Uma ação precisa e potente para o enfrentamento à discriminação e exclusão, e uma medida indispensável e urgente para a promoção da diversidade racial”, afirma José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares e membro do Conselho de Ética do Conselho Nacional de Regulamentação da Propaganda.
A seleção desses alunos advindos da Universidade Zumbi dos Palmares será realizada pela M.AD School of Ideas. Os interessados deverão se inscrever no site do projeto, os formulários serão analisados pela coordenação da escola. “O Cria da Quebrada chegou quando a M.AD School of Ideas faz 20 anos no Brasil e fortalece ainda mais a Miami Social School, projeto social interno da escola que durante anos beneficiou vários jovens criativos com bolsas de estudo”, diz Paulo Andre Bione, diretor acadêmico da M.AD School of Ideas.
As aulas começarão em outubro e acontecerão quatro vezes por semana, na Faculdade Zumbi dos Palmares no laboratório “P&G Pela Criação”, desenvolvido especialmente para o projeto Cria da Quebrada, equipado com todas as ferramentas necessárias para a melhor qualificação dos alunos. A P&G também oferecerá ajuda de custo mensal por aluno para transporte e alimentação.