Em sua 8º edição, o curso perpassa pelas principais teorias da semiótica para discutir o racismo na mídia brasileira.
Com forte adesão de profissionais, estudantes e pesquisadorxs de Comunicação em todo o Brasil, o curso ‘Racismo e Mídia no Brasil: uma abordagem semiótica’ está com inscrições abertas para sua oitava edição. As aulas acontecerão nos dias 24 e 25 de julho, das 16h às 18h, em uma plataforma de reunião on-line. A inscrição (R$50) compreende dois dias de atividade, com emissão de certificado de 4h.
A discussão sobre o racismo ganhou um novo fôlego no Brasil e no mundo, a partir da circulação discursiva nas redes sociais. Pauta historicamente reinvidicada pelo movimento negro, vem ganhando espaço nas preocupações institucionais de empresas, veículos de comunicação e nas disputas narrativas da contemporaneidade.
O curso ‘Racismo e Mídia no Brasil: uma abordagem semiótica’ busca contribuir para o aprofundamento de uma visão crítica e coletiva sobre a relação entre violência racial e o sistema de produção simbólico. O objetivo é tensionar as práticas de produção e consumo de mídia no Brasil.
A estratégia do curso é apresentar instrumento teórico-metodológico, a partir das principais teorias semióticas e antirracistas, para a análise de discursos midiáticos. A Plataforma Semiótica Antirracista é uma iniciativa de jornalistes e doutorandes do PósCom/Ufba, Bruna Rocha e Cássio Santana.
Informações: semioticantirracista@gmail.com Inscrições: https://forms.gle/WanFfkam4NP6WpDf9