
A plataforma Semiotica Antirracista está com inscrições abertas para o curso “Meios de Comunicação e Sociedade: o mundo na era da mediatização de tudo”. O curso, que tem carga horária de 4 horas, divididas em duas aulas nos dias 2 e 3 de outubro, tem como objetivo fomentar uma reflexão sobre os rumos da sociedade na relação com as tecnologias da comunicação, e os desafios colocados por uma mediatização cada vez mais veloz de todas as esferas da vida social. O curso acontecerá na modalidade virtual e a inscrição (R$50) deve ser efetuada via formulário on-line disponível nas redes da Semiótica Antirracista. A plataforma tem uma política de bolsas orientada para profissionais de mídias negras.
“Praticamente todas as áreas profissionais vêm sendo engolidas pela tiktokzação das profissões. Vemos pessoas reclamando de exaustão e frustração diante da velocidade imprimida pela mediatização. Queremos convidar as pessoas para pensar essas questões junto conosco”, afirma Bruna Rocha, coordenadora executiva da plataforma.
Para Cássio Santana, coordenador e professor na Semiótica Antirracista, “a mediatização é uma realidade em praticamente todos os âmbitos de nossas vidas”.
“Mediatização se refere a mudanças nos meios de comunicação que, de alguma maneira, se relacionam com mudanças na sociedade e na cultura. A forma pela qual os diferentes dispositivos conectados à internet estão, hoje, imbricados nas formas que nos relacionamos é, sem dúvida, um dos grandes fenômenos sociais de nossa época”, disse.
Como será o curso?
Ancorado na discussão sobre mediatização da cultura e da sociedade, o curso irá apresentar um panorama sócio-histórico de diferentes fases na relação entre meios de comunicação e sociedade, à luz das teorias da comunicação e do jornalismo.
As aulas serão subsidiadas por um conteúdo programático interdisciplinar, com disponibilização de bibliografia nuclear e complementar, bem como dinâmicas de discussão síncrona durante os encontros. O público alvo são profissionais de Comunicação e áreas afins.
PROFESSORXS
Bruna Rocha é jornalista, escritora, ativista e pesquisadora. É Assessora de Comunicação do Corra pro Abraço, programa de Redução de Danos do Governo do Estado da Bahia. Doutoranda e mestra em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom/UFBA), pesquisa a relação entre discurso, mediatização e acontecimento, a partir da cobertura do assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes. Foi diretora de Mulheres da UNE e secretária de Mulheres do Coletivo Enegrecer. Coordenou o 7° Encontro de Mulheres Estudantes da UNE, em 2016. É idealizadora e uma das coordenadoras do curso Racismo e Mídia no Brasil: uma abordagem semiótica.
Cássio Santana é jornalista, escritor, mestre e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), membro do Centro de Estudo e Pesquisa em Análise do Discurso (Cepad/UFBA). Pesquisa Análise do Discurso e Teorias da Comunicação, com interesse na construção dos discursos sociais. Jornalista da Editoria de Política do Jornal A Tarde. É um dos coordenadores do curso Racismo e Mídia no Brasil: uma abordagem semiótica.
SERVIÇO
O que é? Meios de Comunicação e Sociedade: o mundo na era da mediatização de tudo.
Quando? 2 e 3/10, das 16h às 18h
Onde? Google Meet
Investimento: R$ 50
Informações: semioticantirracista@gmail.com
Inscrições: https://forms.gle/gxS7k95cx7twz3m76