Montagem paulistana encena os versos de Navio Negreiro em Salvador
Inspirado no mais célebre poema de Castro Alves, espetáculo da Cia Teatral Ena retrata os anseios e dores da população dos navios negreiros e faz curta temporada no Espaço Cultural da Barroquinha, nos dias 22 e 23 de novembro, às 19h e 24 de novembro, às 18h.
A peça convoca as memórias da travessia forçada dos africanos escravizados pelo Atlântico para o Mês da Consciência Negra no Brasil. A montagem conta com o apoio do Consulado Equatoriano em São Paulo, tem a direção e dramaturgia de Gabriela Jonas e produção do ator equatoriano Jarsom Wayans.
Amparada nas canções com origens de matrizes africanas, tocadas ao vivo durante o espetáculo, a religiosidade, o rito e a celebração destes povos também marcam presença ao longo do espetáculo.
Após a peça, o público poderá conferir a apresentação do grupo paulistano Samba Fiat Lux. Violão, voz, caixa de fósforos, algumas canções autorais e um repertório pouco usual. Com influências que vão dos sambas de roda da Bahia ao clube da encruza paulistano, o grupo lançou em julho de 2019 o seu primeiro single.
Cia Teatral Éna
A cia teatral Éna surgiu em 2016 a partir de um trabalho extra classe da escola de arte Eta (Estúdio de treinamento artístico). A peça de estreia da Cia Foi “Lisbela e o prisioneiro” do autor Osman Lins. No mesmo ano adaptamos e estreamos “O Retrato de Dorian Gray” espetáculo que ficamos muito tempo em temporada, participarmos de dois festivas (Festac e Festil) e ganhamos alguns prêmios incluindo melhor espetáculo e direção.
Ficha Técnica
Navio Negreiro
Direção: Gabriela Jonas
Produção: Jarsom Wayans e Gabriela Jonas
Assistente Produção: Pamela Bravo
Sonoplastia: percussão ao vivo de Tom Sousa e Jeferson Costa
Iluminação: Rony Junior/ Uarlen Becker
Classificação indicativa: 16 anos (contém cenas de violência, insinuação)
Serviço Navio Negreiro Dias 22 e 23 de novembro (sexta e sábado), 19h Dia 24 de novembro (domingo), 18h Espaço Cultural da Barroquinha Endereço: Rua do Couro, s/ n - Barroquinha, Salvador - BA, Recomendação: 16 anos (contém cenas de violência, insinuação) Ingressos: R$44 (inteira) e R$22 (meia entrada) Venda de ingressos online para Salvador: https://www.sympla.com.br/navio-negreiro---em-salvador__680761 FICHA TÉCNICA Ficha técnica Direção: Gabriela Jonas Produção: Jarsom Wayans, Gabriela Jonas Assistente Produção: Pamela Bravo Sonoplastia: percussão ao vivo de: Tom Sousa e Jeferson Costa Iluminação: Rony Junior/ Uarlen Becker Duração: 60 minutos Cenário: Um timão de navio e uma cruz produzidas em isopor, e adereços cênicos Classificação indicativa: 16 anos (contém cenas de violência, insinuação