Home » Blog » Marcha INCOMODE denuncia o racismo e a violência no Subúrbio de Salvador

Marcha INCOMODE denuncia o racismo e a violência no Subúrbio de Salvador

A II Marcha INCOMODE – “Contra o Genocídio, o extermínio, o feminicídio, a Lgbtfobia, a intolerância religiosa e o encarceramento em massa da Juventude Negra”, ocorrerá no dia 18 de junho a partir das 14h.

Realizada no Subúrbio Ferroviário de Salvador, a marcha sairá do bairro do Lobato – considerado como um dos mais violentos, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia – e segue até o Parque São Bartolomeu, que integra a história de resistência e luta da população negra e feminina na Bahia. Foi na região do Parque onde estava constituído o Quilombo do Urubu, liderado pela negra Zeferina, no período colonial.

A II Marcha INCOMODE será finalizada com um Sarau Poético com artistas e poetas locais, especialmente do movimento Hip Hop.

De acordo om os organizadores, a II Marcha INCOMODE é uma ação focal que busca agregar diversas bandeiras de luta. “Além de assistir jovens, mulheres e seus familiares atingidos pelo terrorismo praticado pelo Estado Brasileiro, buscaremos desenvolver formações sobre os temas abordados na marcha e dar continuidade às denúncias contra todas as formas de violências, consequências do racismo estrutural”.

O ato também revela a ação de uma juventude negra combativa, organizada e aquilombada.

DADOS PREOCUPANTES sobre violência e vulnerabilidade social apontam a população negra como o principal público do descaso e das violências correlatas do racismo e da desigualdade social.

O Brasil ocupa a 4° posição mundial de população carcerária no mundo, segundo os dados do INFOPEN, que é o sistema de informações estatísticas do sistema penitenciário brasileiro. Nas últimas décadas, a população prisional no Brasil cresceu 74%, sendo que metade dela composta por jovens negros de até 29 anos de idade.

O encarceramento em massa da Juventude Negra é uma das denuncias da II Marcha INCOMODE

Na Bahia, a situação não é diferente. O número total de pessoas encarceradas hoje no estado é de 13.822, enquanto o número de vagas disponíveis não passa de 10.848.

“Apesar dos dados sobre violência de gênero no Brasil, a cada dia mais crescente, possuímos o quinto maior ranking mundial de feminicídio, sendo que uma mulher é morta a cada 2 horas”, denuncia a II Marcha INCOMODE.

Segundo dados da ONU MULHER, de 2017 ao ano de 2018 houve ainda um aumento no número de registros de feminicídio, ou seja, de casos em que mulheres foram mortas em crimes de ódio motivados pela condição de gênero. Foram 1.173 no ano passado, ante 1.047 em 2017.

SERVIÇO

II MARCHA INCOMODE

Contra o extermínio e genocídio da juventude,
lgbtfobía,feminicídio e encarceramento em massa da população negra .

18.06.19 (terça-feira), das 14h às 22h

Percurso: saída da Praça do Lobato (próxima à Cesta do povo do Lobato) até o Parque São Bartolomeu.

• SARAU INCOMODE – BATALHA DE MC´S, RECITAL POÉTICO e Apresentação de Artistas populares do Subúrbio.

Mais informações: https://bit.ly/2MjhrNx

scroll to top