Home » Blog » Artigos » A telefonia pela Internet via tecnologias VoIP

A telefonia pela Internet via tecnologias VoIP

O termo “telefonia via Internet” refere-se especificamente ao provisionamento de serviços de comunicações (voz, fax, SMS, mensagens de voz) através da Internet pública, ao invés da Rede Comutada Pública de Telefonia (do Inglês “Public Switched Telephone Network”), ou PSTN. Os passos e princípios envolvidos na origem de chamadas telefônicas VoIP são semelhantes à telefonia digital tradicional e envolve igualmente  sinalização, instalação de canais, a digitalização dos sinais analógicos de voz e sua codificação. Em vez de ser transmitida através de uma rede de comutação de circuitos (como na telefonia tradicional), a informação digital é empacotada e sua transmissão ocorre do mesmo modo como acontece com os pacotes transmitidos pelo Protocolo de Internet (Internet Protocol) ou IP em uma rede de comutação de pacotes.
A atual conjuntura da telefonia da forma que a conhecemos, ou seja, como a ligação por via de comunicação de voz entre aparelhos específicos, está sendo substituída pela telefonia via Internet. O sistema que envolve o suporte físico (hardware) e o suporte operacional (software) de um “novo” tipo de comunicação entre usuários recebe o nome de Voz sobre o Protocolo de Internet (ou seja, a tradução da expressão em Inglês Voice over Internet Protocol) ou simplesmente VoIP.
O VoIP é uma metodologia composta por um conjunto de tecnologias cujo objetivo é “entregar comunicações de voz e sessões de multimídia sobre redes nas quais o tráfego da informação é controlado pelo Protocolo de Internet (IP)”. Outros termos comumente associados com o VoIP são: telefonia IP, telefonia Internet, voz sobre banda larga (VoBB), telefonia em banda larga, comunicações IP, banda larga e serviços de telefonia, etc.. Com o uso do VoIP, as chamadas de voz codificada em sinais analógicos são convertidas em pacotes de dados, como qualquer outro tipo de dados (como um e-mail, por exemplo) e circulada através da Internet pública e / ou privada.
O VoIP representa um duro golpe sobre as empresas de telefonia tradicional, haja vista que adiciona a comunicação por voz à rede de comutação de dados, sem passar pelas tramitações técnicas da telefonia tradicional. Com isso as empresas irão reduzir os custos com os seus serviços de telefonia, além de melhorar a produtividade através da melhora na capacidade de colaboração. Com o VoIP, o usuário empresarial vai economizar dinheiro por ter apenas uma rede para gerir (a rede de dados) em vez de duas (rede telefônica e rede de dados). As tarefas de adição, mudança ou remoção de extensões telefônicas locais ou não, serão enormemente facilitadas, o que, além da flexibilidade representa economiza dinheiro.
Usando um serviço de VoIP, você pode ligar para telefones fixos ou celulares, assim como também pode ligar computador a computador, com ambas as partes falando em um microfone de computador e ouvindo através de alto-falantes ou fones de ouvido. Ao avaliar, é importante notar que você pode fazer ou receber chamadas usando telefones fixos. Tudo que você precisa é um adaptador de telefone analógico conectado à sua rede. Além disso, para garantir a melhor qualidade de voz e segurança, considere o uso de seu sistema de comunicação VoIP instalado em uma rede IP privada.
Na esteira da modernidade que prevê o desenvolvimento do trabalho a partir de locais descentralizados, o VoIP permite usar o seu sistema de comunicações a partir de casa ou da estrada. Além disso, telefones IP sem fio podem conectar simultaneamente os usuários, tanto ao seu sistema de comunicações e recursos de dados, quanto a bancos de dados compostos por registros (tais como informações de clientes,etc.) enquanto eles ainda estão na área física de vendas, ou em qualquer lugar, bastando que para isso, o usuário possa acessar a rede de dados sem fio.
Hoje, os primeiros prestadores de serviços de VoIP já alcançaram nome e reconhecimento no mercado, por oferecerem soluções de negócios e soluções técnicas que espelham a arquitetura da rede da telefonia existente (rede legada). Provedores de segunda geração, como o Skype, construíram redes fechadas de bases particulares de usuários, oferecendo o benefício de chamadas gratuitas, enquanto potencialmente cobram pelo acesso a outras redes de comunicação, como a PSTN (Public Switched Telephone Network), por exemplo. Provedores de terceira geração, como Google Talk adotaram o conceito de VoIP confederado (federated VoIP), que toma como base o compartilhamento da arquitetura das redes legadas. Essas soluções geralmente permitem a interligação dinâmica entre usuários em qualquer dos dois domínios na Internet.
O VoIP está disponível em muitos smartphones, computadores pessoais e dispositivos de acesso à Internet. Chamadas e mensagens de texto SMS podem ser enviadas através de 3G ou Wi-Fi gratuito
Telefones VoIP dedicados podem ser conectados diretamente à rede IP utilizando tecnologias como Ethernet (com fio) ou Wi-Fi (sem fio) gratuito. Eles são normalmente concebidos no estilo de telefones digitais tradicionais.
As tecnologias que dão suporte e desenvolvimento a comunicação via Internet estão “bombando”. Suas respectivas estruturações, funcionamento e manutenção estão cada vez mais ao alcance do técnico de nível médio e do tecnólogo de nível superior, se constituindo uma das mais importantes janelas de inserção no mercado de trabalho para nossos irmãos e irmãs oriundos das denominadas classes menos favorecidas. Em Salvador, assim como em algumas outras localidade do nosso Estado, existem intuições de ensino superior que oferecem cursos a nível de tecnólogo para a formação de profissionais para atuar nesses novos domínios da comunicação. É ir e conferir.
Referencias:
1. How Voice over IP (VoIP) Works; Disponível em: computer.howstuffworks.com/ip-telephony.html ‎ (acessado em: 27/07/2013);
2. Voice over IP; Wikipedia en.wikipedia.org/wiki/Voice_over_IP Disponível em: (acessado em: 27/07/2013);
3. Imagem: Disponível em: www.datacaresolutions.com/ (acessado em: 27/07/2013).

scroll to top