Home » Blog » Ancestralidade e tecnologia se conectam na arte de Zezé Olukemi

Ancestralidade e tecnologia se conectam na arte de Zezé Olukemi

O artista visual e game designer participa da live Gamecitários nesta quinta-feira, 30/04, 11h, no Instagram

Mural de Zezé Olukemi, em Salvador (divulgação)

O encontro entre a arte do grafite, que marca a paisagem das cidades, e os jogos de realidade ampliada, que ocupam virtualmente o cenário urbano, será o tema da live que o artista visual e pesquisador Zezé Olukemi participará dentro do projeto Gamecitários, promovido por estudantes de Comunicação Social da Universidade Católica do Salvador (UCSal). O diálogo acontecerá nesta quinta-feira, 30/04, 11h, no Instagram (@gamecitários) e é aberto a todos os interessados em mídias digitais, games, artes visuais, grafite e, obviamente, cultura afro-brasileira.  

No mesmo dia 30/04, além da live, o artista tem mais duas participações no espaço digital: às 19h43 (em ponto) acontece o lançamento do clipe do Studio Urbano Tattoo, com a presença de Zezé grafitando; e às 20h, na página da Afrocentricidade Internacional (ai.brasil), ele conversa sobre o culto tradicional yorubá. Todas as atividades acontecem no Instagram, com mais informações no perfil do artista (@zeze.olukemi).

A ponte entre as tradições ancestrais de origem africana e as possibilidades tecnológicas é o que move a trajetória do baiano Zezé Olukemi. Utilizando seus traços singulares em grafites, ilustrações para publicações ou no desenvolvimento de jogos eletrônicos, o artista promove a cultura africana e sua rica contribuição para a história do Brasil.

Foto_ Arisson Marinho_CORREIO

Zezé Olukemi é grafiteiro, ilustrador, escritor, pesquisador da cultura tradicional Yorubá e Cofundador da Interactive Media Development (ITAN), produtora de games que abordam as cosmovisões africanas no desenvolvimento de narrativas dos jogos eletrônicos. O trabalho mais recente do ITAN é o jogo digital Candy Hate, que destaca a diversidade étnica, por meio de protagonismo de personagens negros nas ações do game.

jogo digital Candy Hate, desenvolvido pela ITAN

O projeto Gamecitários promove uma série de lives sobre Mídias Digitais e Inovação, dialogando com pesquisadores e profissionais do mercado da Comunicação da Bahia. Semanalmente, serão discutidas as nossas possibilidades de atuação por meios das mídias digitais, como os jogos eletrônicos, utilizados em processos educativos, aplicativos de relacionamentos, de realidade aumentada (ARG), e-commerce, entre outras aplicações. 

A transmissão dos diálogos ao vivo acontece sempre às quintas-feiras, 11h, pelo perfil: https://www.instagram.com/gamecitarios/

A Escola de Comunicação da Universidade Católica do Salvador (UCSal) reúne os cursos de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Jornalismo. Neste momento de isolamento físico e de suspensão de aulas presenciais por conta da pandemia do novo coronavírus, as aulas dos cursos de Comunicação de UCSal estão mantidas regularmente por meio de encontros onlines, graças à parceria da instituição de ensino com o Google, por meio da plataforma Meet.

Texto: André Santana, publicado em 29/04/2020

scroll to top