Home » Blog » Cineclube Tela Preta começa nesta quarta-feira (28) com exibição do longa Maestrina da Favela

Cineclube Tela Preta começa nesta quarta-feira (28) com exibição do longa Maestrina da Favela

25/03/2018 | às 21h30

O CineClube Tela Preta leva para o Subúrbio Ferroviário de Salvador dez sessões de cinema gratuitas no Centro Cultural Plataforma. O projeto começa nesta quarta-feira (28) e segue até maio, com exibições seguidas de debate com participação dos cineastas.  Mais de vinte filmes serão exibidos.

Já na abertura, haverá exibição do longa Maestrina da Favela (2017), dirigido pela norte americana Falani Spivey, bem como a presença da equipe, tais como Iris Oliveira, Urânia Muzanzu e Rosana Chagas e da personagem, Elem Maestrina.  Os filmes Merê, O templo dos Orixás, O que aprendi com minhas mais velhas também estão na programação.

A iniciativa é do Coletivo de Cinema Negro Tela Preta, uma organização que pauta a representatividade negra no campo do cinema e audiovisual, aprovado pelo Edital Setorial de Audiovisual – Desenvolvimento e Difusão do Fundo de Cultura, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e produzido pela Rebento Filmes, uma produtora de mulheres negras.

“Pensar cinema negro é literalmente romper a fronteira entre o sujeito que filma e quem é filmado”, afirma  a cineasta Larissa Fulana de Tal, que, também, ressalta a importância de refletirmos as relações cotidianas sobre o efeito do que passa nas telas e como esse olhar crítico está sendo construído. “A relação em como os outros nos ver já sabemos está no cinema, na tv, na propaganda, na rua, é estereótipo e esta é uma palavra que reduz e sintetiza muito como os outros nos ver, mas como a gente se ver? é uma pergunta que impulsiona pois possibilita novas narrativas novos olhares, uma nova estética novas linguagens direcionados  a este espelho da auto representação, destaca a cineasta.

Rodas de Conversas

Os encontros contarão com quatro rodas de conversa: “Fotografia Negra” que refletirá sobre fotografia em pele negra; “Políticas Afirmativas”,  que falará das políticas públicas no campo do cinema; “Circulou” discorrendo sobre a criação de espaços circulação dos filmes; e por fim, “Cineclubismo”, mesa especial que homenageará o cineclubista baiano, Luís Orlando.

Baixe: PROGRAMAÇÃO _ TELA PRETA

Mais informações na fanpage @TelaPreta

Da Redação do Portal Correio Nagô.

scroll to top