Home » Blog » Festival Fala! debate jornalismo de causas, cultura e comunicação

Festival Fala! debate jornalismo de causas, cultura e comunicação

Um festival online para discutir o futuro do jornalismo a partir do diálogo com a arte, a cultura e as novas linguagens. Assumindo uma produção posicionada em defesa da democracia, dos direitos humanos e da diversidade de vozes, corpos e territórios. Essa é a proposta do Fala! Festival de Comunicação, Culturas e Jornalismo de Causas.

A atriz e poetisa Elisa Lucinda integra a programação do FALA

Nos dias 23, 24 e 25 de outubro, o Sesc 24 de Maio traz virtualmente em seu canal do YouTube o Fala! Festival de Comunicação, Cultura e Jornalismo de Causas, um encontro que aproxima jornalistas e comunicadores populares, além de profissionais das artes para, de forma ousada e atual, debaterem caminhos sobre o futuro do jornalismo e seu papel em toda sociedade brasileira. O público online poderá participar através do chat do canal.

O Fala! foi idealizado e está sendo organizado por quatro coletivos de mídia independente: Marco Zero Conteúdo (PE), Alma Preta (SP), 1 Papo Reto (SP) e Ponte Jornalismo (SP). A realização é do Sesc.

O editor do Correio Nagô, André Santana, será o mediador da primeira mesa do evento

Neste contexto, a ousadia e originalidade em promover o Fala! Festival de Comunicação, Cultura e Jornalismo de Causas vem do fomento à discussão da comunicação sob a perspectiva popular e plural, tendo a diversidade de saberes pelo país como premissa. Afinal, qual é o jornalismo que queremos? Esta é a pergunta que orienta os conteúdos do FALA!

Em tempos de inflexão dos modelos jornalísticos tradicionais, debater a conjuntura e os horizontes da comunicação por outras óticas se faz urgente. O FALA! pretende fomentar a formação de uma rede de mídias e profissionais independentes capaz de promover um debate amplo sobre os grandes temas atuais do país e do continente.

Slam, hip hop, repente, teatro documental, dentre outros, serão apresentados como alternativas de narrativas possíveis, já apoderadas pelas inúmeras iniciativas de cultura e de comunicação populares, do norte ao sul do país, como possibilidades jornalísticas e informativas. E elas estarão no centro do Festival FALA!

Nomes como o do músico moçambicano Bob Mahuaie, a midiativista da favela da Maré, no Rio, Gizele Martins, a poeta e escritora carioca Elisa Lucinda, Walter Kumaruara, educomunicador da Comunidade de Pedra Branca da Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns no Pará, a multiartista Jup do Bairro e a atriz, jornalista, dramaturga, crítica teatral e educomunicadora Mônica Santana se unem a pesquisadores e jornalistas para compor as mesas e esquentar o debate plural e diverso.

Neste sentido, o FALA! é um festival de comunicação, cultura e jornalismo de causas que traz a diversidade cultural e as experiências de territórios, sobretudo periféricos, presentes dentro e fora do país.

O FALA! retrata o gigantesco, potente e pulsante ecossistema de iniciativas multiculturais e independentes de comunicação e jornalismo, no seu pensar e fazer jornalístico, tendo, principalmente, a diversidade como premissa para abordar temas que incluiem racismo, violência, vivências periféricas, causas LGTQIA+, discriminação e desigualdades sociais.

A jornalista, atriz e produtora Mônica Santana participa do FALA

Veja a programação completa

Esquenta FALA! FESTIVAL

Poesias publicadas na imprensa negra do século XX em vozes contemporâneas

Com Akins Kintê, Priscila Robaci, Artur Romeu. Mediação de Débora Britto.
23 de outubro, sexta, 11h.  https://www.youtube.com/channel/UCooWLJEQ8iNdCQGsI-T-hbw
Transmissão ao vivo.
Classificação Livre.
Gratuito.

SESC IDEIAS

O poder da arte e da cultura na reinvenção do jornalismo
Com Rosane Borges, Antonio Junião e Elisa Lucinda. Mediação de Adriana Reis.
23 de outubro, sexta, 16h. http://www.youtube.com/sescsp
Transmissão ao vivo.
Classificação Livre.
Gratuito.

FALA! FESTIVAL DE COMUNICAÇÃO, CULTURA E JORNALISMO DE CAUSAS

Jornalismo tem lado?
Com Fabiana Moraes, Gisele Martins e Jup do Bairro. Mediação de André Santana
24 de outubro, sábado, das 10h às 12h. http://bit.ly/sesc24demaioyoutube

O papel do jornalismo econômico no processo de desumanização das periferias
Com Elaíze Farias, Gilvan Bueno Costa e Mônica Santana. Mediação de Rosenildo Ferreira
24 de outubro, sábado, das 15h às 17h. http://bit.ly/sesc24demaioyoutube

Comunicar e informar, os múltiplos formatos do diálogo
Com Bob Mahuaie, Bruna Bandeira e Claudia Alexandre. Mediação de Laércio Portela
25 de outubro, domingo, das 10h às 12h. http://bit.ly/sesc24demaioyoutube

Jornalismo offline pós pandemia
Com Juçara Teresinha, Levi Costa e Walter Kumaruara. Mediação de Pedro Borges
25 de outubro, domingo, das 15h às 17h. http://bit.ly/sesc24demaioyoutube

Transmissões ao vivo.
Classificação Livre.
Gratuito.

scroll to top