Home » Blog » Ilê Aiyê realiza a 41ª Noite da Beleza Negra com show Encontro do Poder entre as atrações

Ilê Aiyê realiza a 41ª Noite da Beleza Negra com show Encontro do Poder entre as atrações

Daniela Mercury, Nara Couto e o show Encontro do Poder são as atrações da festa, ao lado da anfitriã Band’Aiyê, na Senzala do Barro Preto

41ª Noite da Beleza Negra acontece próximo sábado (8), a partir das 21h, na Senzala do Barro Preto, Curuzu. O tradicional e respeitado concurso do bloco afro Ilê Aiyê elege, com música, dança e denúncia, a Deusa do Ébano 2020.

Evento dos mais concorridos do verão baiano, a Noite da Beleza Negra traz, nesta edição, vozes femininas ao palco para lembrar que haverá sempre o que celebrar. Daniela Mercury, Nara Couto e o show “Encontro de Poder”, com Graça Onasilê, Marcia Short e Patricia Gomes, são as atrações musicais da festa, ao lado da anfitriã Band’Aiyê.

“O espetáculo que elege a Rainha do Ilê Aiyê mistura o que temos para comemorar e denunciar. Esse ano, pela contingência política e pelo momento que vive o país, fizemos uma pesquisa das questões recorrentes na mídia que envolvem a realidade da mulher negra, e trouxemos para o palco o que está acontecendo nas ruas”, comenta Elísio Lopes Junior, que assina pela sexta vez o roteiro e a direção geral do evento.

Não à toa quem abre a noite são três jornalistas negras em atuação em veículos de comunicação da Bahia: Lise Oliveira (TV Aratu), Luana Assiz (TV Bahia) e Vânia Dias (TVE Bahia). Participações significativas garantem outros momentos emocionantes, como a performance que traz as gêmeas Valentina e Verena, de 3 anos, cuja mãe denunciou a discriminação racial que sofreram por parte de um segurança do metrô de Salvador, no último dia 25 de janeiro.

Militantes do movimento negro, como a jornalista e humorista Maira Azevedo, a transexual, política, dançarina e cantora de funk, Léo Kret, e a escritora e pesquisadora em estudos feministas Carla Akotirene deixam seus depoimentos na festa, abordando o tema do feminicídio.

Todos as performances da Noite da Beleza Negra trazem à cena diferentes linguagens artísticas. Exemplo disso é a participação da cantora e compositora baiana Nêssa no quadro sobre empoderamento do corpo da mulher negra. Ela se apresenta acompanhada de um balé composto por 30 bailarinos.

Toda riqueza artística é dedicada às  principais personagens desse grande dia, as 15 finalistas ao título de Deusa do Ébano 2020. Esta edição do concurso recebeu inscrições de 126 candidatas. Uma delas, próximo sábado, conquista o posto e assume a responsabilidade de ser uma poderosa representante da luta do povo negro por reconhecimento do seu valor, identidade e beleza.

“A Deusa do Ébano é responsável por inspirar meninas e mulheres negras da Bahia, do Brasil e do mundo a resgatar sua autoestima. Sempre realçamos a importância da educação na vida dessas mulheres, e estou feliz diante do nível de instrução das candidatas que estão se inscrevendo. A Noite da Beleza Negra é uma das grandes ações afirmativas do Ilê Aiyê, e junto com o concurso nasceu a responsabilidade da Rainha de dar exemplo como mulher cidadã consciente de seus direitos e de seu papel na luta por uma sociedade mais justa”, realça Antônio Carlos Vovô, presidente da entidade.

I Serviço I

41ª NOITE DA BELEZA NEGRA DO ILÊ AIYÊ

Atrações musicais: Daniela Mercury, Nara Couto, show “Encontro de Poder” (Graça Onasilê, Márcia Short e Patricia Gomes) e Band’Aiyê

Dia: Sábado (8/2), 21h

Local: Senzala do Barro Preto, Curuzu

Ingresso: Sympla

scroll to top