Home » Blog » Mais uma vez África: primeiro-ministro da Etiópia ganha Prêmio Nobel da Paz 2019

Mais uma vez África: primeiro-ministro da Etiópia ganha Prêmio Nobel da Paz 2019

O primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed Ali, 43, é o ganhador do Prêmio Nobel da Paz 2019. O nome do vencedor foi anunciado hoje pelo comitê do prêmio, na Noruega. Abiy Ahmed atuou para alcançar a paz no conflito entre Etiópia e a Eritreia, país vizinho. Os dois países africanos travaram uma guerra de fronteira de 1998 a 2000. Eles restauraram as relações em julho de 2018, após anos de hostilidade.

Mais de 300 personalidades e organizações eram candidatas este ano a receber o Nobel da Paz. Entre os considerados favoritos estavam o líder indígena brasileiro Raoni Metuktire e o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Abiy Ahmed se tornou o primeiro-ministro em abril de 2018, e em estreita cooperação com o presidente da Eritreia, rapidamente elaborou os princípios para um acordo de paz que acabasse com o impasse entre os dois países.

#ValeLembrar
Em 2018, o colunista do Correio Nagô, Gerson Brandão, escreveu um artigo sobre o conflito entre Etiópia e Eritréia. Para entender a situação, confira o texto: “A guerra e a paz entre irmãos na terra do rei do reggae”, no Correio Nagô. Aqui 

Paulo Rogério Nunes, um dos fundadores do Instituto Mídia Étnica e do Correio Nagô, esteve na Etiópia, em 2012, e contou suas impressões em “Um Lugar Chamado Etiópia“, um texto contagiante, que revela outra face do país, bem distante dos estereótipos criados sobre o continente africano. Confira aqui

#preminobel #etiopia #eritreia #abyahmedali #africa

scroll to top