Home » Blog » Marcola Bituca lança novo disco com influências do Pagodão dos anos 2000

Marcola Bituca lança novo disco com influências do Pagodão dos anos 2000

“Os Últimos Filhos de Sião” conta com participações de Rincon Sapiência, McDO da banda Afrocidade, Caboclo de Cobre e da rapper Cristal

Fotos: Aquahertz

Com influências do groove arrastado, mais puxado para o pagodão “Golden Era” dos anos 2000, protagonizado pelas bandas baianas Fantasmão e Parangolé, o artista soteropolitano Marcola Bituca lança, nesta sexta-feira, 26 de junho, às 18h, o seu mais novo disco, “Os Últimos Filhos de Sião”, que conta com participações de grandes nomes nacionais e locais, como o rapper paulista Rincon Sapiência, McDO da banda Afrocidade, Caboclo de Cobre e da rapper Cristal, que recentemente gravou com o mineiro Djonga, no álbum “Histórias da Minha Área”.

Marcola, que começou a cantar em 2007, aos 15 anos, na escola, conseguiu gravar seu primeiro álbum de estúdio apenas em 2015, com a banda Turma do Bairro. Durante a carreira, o artista já trabalhou com Telefunksoul e a banda Sambatrônica. Segundo ele, as grandes influências que contribuíram para o nascimento do novo disco são o groove arrastado, que traz uma identidade essencialmente baiana, o dub e a estética do rap londrino. A ideia não foi trazer um pagode dessa geração, mas misturar as células do groove arrastado com o underground da Inglaterra.

“A ideia principal deste disco é a comunhão entre as pessoas, em verdade e em espírito, principalmente neste momento tão difícil, para a mensagem chegar nas pessoas certas”, afirmou, enfatizando que o disco se trata de uma obra religiosa.

Além do disco, Marcola Bituca lançará três clipes, das faixas “Terra Santa”, “Jazz Pro Fim do Mundo” e “Sinos de São José”. Além disso, será lançado também um documentário, gravado na Casa Preta com edição de áudio em um estúdio na Liberdade, que conta com os depoimentos de todos os participantes do disco, inclusive o Rincon Sapiência, que participa da faixa “Quebra Queixo” e produziu uma das faixas no estúdio Mgoma, em São Paulo.

A produção musical é assinada por Aquahertz Beats, Mouseion Beats e Rincon Sapiência. Os arranjos ficaram por conta Aquahertz Beats e percussão de Heverton Didoné. O audiovisual foi produzido por Aquahertz Beats, com direção de arte, iluminação e maquiagem de Caboclo de Cobre. A direção de arte de capa e estética foi assinada também por Well Patron. O artista contou com o apoio do Grupo Vilavox, Aldeia Coletivo, Casa Preta Espaço de Cultura e Thiago Romero, no figurino.

O álbum completo estará disponível em todas as plataformas digitais a partir desta sexta-feira, 26.

scroll to top