Home » Blog » Morre neste sábado, 08/08, a atriz baiana Chica Xavier, veterana do teatro, cinema e televisão

Morre neste sábado, 08/08, a atriz baiana Chica Xavier, veterana do teatro, cinema e televisão

A atriz Francisca Xavier Queiroz de Jesus, mais conhecida como Chica Xavier, morreu às 04h20 deste sábado (08/08), vítima do câncer de pulmão. Chica Xavier tinha 88 anos e deu entrada no hospital, na última quarta-feira (05/08), com quadro de desconforto respiratório contínuo.

Chica Xavier se despede do marido, o ator Clementino Kelé, com o qual foi casada por 64 anos. O casal teve três filhos e três netos, entre eles a também atriz e apresentadora Luana Xavier.

Nascida em Salvador (BA), em 22 de janeiro de 1932, Chica mudou-se para Rio de Janeiro aos 21 anos, onde começou a estudar teatro. Foi nas terras cariocas que atriz fez a estreia da sua primeira peça, “Orfeu da Conceição”, espetáculo de Vinicius de Moraes, 1956  e, ao lado de atores como Léa Garcia e Clementino Kelé, com quem casou no mesmo ano.

Em 1962 Chica fez sua primeira produção do Cinema com “Assalto ao Trem Pagador”, dirigido por Roberto Farias e em 1973, fez sua estreia oficialmente na TV, na novela “Os Ossos do Barão”.  Ao todo, foram mais de 50 personagens para televisão, como Sinhá Moça, Dancin’ Days, Renascer, Pátria Minha, Cara & Coroa, Força de um Desejo e a minissérie Tenda dos Milagres, onde deu vida a mãe-de-santo Magé Bassã.

Em 1999, Chica que também era sacerdotisa da Umbanda, lançou livro de cantigas e rezas, fazendo homenagem e referências à sua religião. Em 2011, foi homenageada ao dar o nome ao Centro Cultural Atriz Chica Xavier do projeto No Palco da Vida, que também abriga o acervo de sua brilhante carreira no Teatro, TV e Cinema. Já em 2013 sua biografia “Chica Xavier: Mãe do Brasil” foi lançada. Escrita por Teresa Montero,  o livro  registra toda trajetória desse ícone da dramaturgia brasileira.

Aos 88 anos, a atriz se despede do marido, o ator Clementino Kelé, uma relação de amor e companheirismo que iniciou em Salvador. Eles tiveram três filhos (Christina, Izabela e  Clementino Junior) e três netos (Ernesto Junior, Luana Xavier e Oranyan).

Personalidade negra representatividade na arte, Chica Xavier retorna ao Orum no dia 08/08/2020. “Essa conjunção do número 8 representa o infinito. Chica é o próprio infinito”, desabafa sua neta Luana Xavier, que divulgou uma mensagem com uma oração dos guias espirituais de Chica Xavier.

“Mandacaru no meio do sertão

É um altar de vaqueiro

Onde ele faz sua oração

Pai, filho, espírito santo

Está na hóstia consagrada

Se eu perder um boi

Não vou perder a boiada

Zambi me dê forças

Pra eu tocar minha guiada…”

Ponto de Seu Boiadeiro Gentileiro de Tempo, guia espiritual de Chica Xavier

Publicado em 08/08/2020

scroll to top