Home » Blog » Artigos » O automóvel do futuro está chegando: O carro elétrico

O automóvel do futuro está chegando: O carro elétrico

Olhando pelo lado de fora, você provavelmente não perceberá qualquer diferença, olhando para um carro movido por eletricidade. Existem versões de “carros elétricos” que são, na verdade, resultados da conversão de um automóvel a gasolina (são os denominados híbridos), nesse caso, não conta.

Quando você dirige um carro elétrico, muitas vezes, a única coisa que pode te dar pistas quanto a sua verdadeira natureza é o fato de que ele é quase silencioso. Sob o capô, há um monte de diferenças entre os carros a gasolina e elétrico, tais como:
i. O motor a gasolina é substituído por um motor elétrico.
ii. O motor elétrico obtém sua energia a partir de um controlador.
iii. O controlador obtém sua energia a partir de um conjunto de baterias recarregáveis.
Um motor a gasolina, com suas linhas de alimentação de combustível, coletores de admissão, cabeamento do sistema de ignição, tubos de escape, mangueiras de refrigeração, tem a aparência do resultado de um projeto de engenharia hidráulico-mecânica. Um carro elétrico é definitivamente um projeto de engenharia elétrica.

De acordo com os fabricantes, os (verdadeiros) carros elétricos podem vir ser a solução de transporte de um futuro bem próximo, apesar de existir ainda pela frente um longo caminho a percorrer. Mesmo assim, a tecnologia está crescendo, pois os carros elétricos oferecem algumas vantagens importantes. Eles não só vão reduzir e eventualmente eliminar a necessidade de combustíveis fósseis, mas eles também são completamente silenciosos, característica que vai nos livrar da poluição sonora associada ao motor a gasolina. Além disso, não haverá fumaça saindo do escapamento, eliminando também a preocupação com a poluição ambiental por resíduos da combustão característica dos combustíveis fósseis.

Como, porém, funcionam os motores dos carros elétricos?

Vamos ver de uma forma simplificada:

O primeiro item importante é a Bateria – A bateria é o coração do motor do carro elétrico. É também o item mais pesado do veículo e pode pesar até mais de 1000 quilos. No presente, o problema é que ainda é quase impossível obter uma carga grande o suficiente para que a bateria sustente o funcionamento do carro o dia todo. A autonomia hoje em dia está na faixa de 80,5 kilometros (50 milhas) antes que a bateria necessite de recarga. Porque a engenharia pertinente ainda não desenvolveu sistemas autônomos de recarga semelhantes ao alternador que equipa os motores a gasolina. Assim, ainda é preciso um bom número de horas para recarregar completamente a bateria, e poucas cidades já dispõem de sistemas públicos de recarga. Por causa do tamanho atual de baterias,os carros elétricos o são ainda extremamente caros.

Em seguida o vem o Controlador – Se a bateria é o coração do motor do carro elétrico, o controlador é o cérebro pois “diz” ao motor o que fazer. O controlador opera como a ligação entre a bateria e o motor, e dita a quantidade de energia do motor a ser transmitida para as rodas.

Quando o motorista acelera , o controlador envia mais energia para o motor aumentar a velocidade. Assim que o condutor retira o pé do acelerador, o controlador comanda a parada de envio de energia e o carro deixa de acelerar. O controlador de um veículo elétrico pode funcionar com corrente alternada (CA) ou corrente contínua (CC).

Em terceiro vem o Potenciômetro – O potenciômetro é, para todos os efeitos, o elemento de segurança do controlador. Por esse motivo, existem dois deles ligado ao controlador e que estão ligados ao pedal do acelerador. Toda vez que o motorista acelera, os dois potenciômetros fazem comparações um com o outro para evitar que o aumento da energia enviada as rodas aconteça de forma desequilibrada. Ou seja, se as condições do aumento de potencia solicitada pelo motorista ao acelerar o carro, forem seguras (equilibrada entre as rodas), o carro acelera, mas se não forem o carro não acelera, pois o comando é barrado e não chega ao controlador.

Outra vantagem do carro elétrico é a manutenção muito barata, em conseqüência do número reduzido de peças sujeitas ao desgaste mecânico.

REFERENCIAS:

  1. How stuff works; http://www.howstuffworks.com/electric-car.htm
  2. How an electric car motor works (2010); http://www.carsdirect.com/green-cars/how-an-electric-car-motor-works
  3. Crédito da Ilustração : Car finder  http://www.carfinderservice.com/car-advice/how-electric-cars-can-help-save-the-world

 

scroll to top