Home » Blog » Sirlene Assis foi eleita ouvidora-geral da Defensoria Pública da Bahia

Sirlene Assis foi eleita ouvidora-geral da Defensoria Pública da Bahia

A assistente social Sirlene Assis foi eleita, nesta terça-feira (07/05), a nova ouvidora-geral da Defensoria Pública do Estado (DPE-BA), para o biênio 2019-2021. Sirlene venceu as etapas do processo eleitoral, que incluiu votação de entidades do movimento social e sabatina dos defensores públicos.

Jovem negra, feminista, Silene tem 36 anos e é mestranda do PPGNEIM/UFBA, além de especialista em Gestão de Políticas Públicas, Gênero e Raça. Atualmente ela é a presidenta estadual da União de Negros e Negras pela Igualdade (Unegro).

Com a vitória, Sirlene vai substituir a atual ouvidora-geral, a socióloga Vilma Reis, que esteve por dois mandatos à frente da Ouvidoria (2015/2017 e 2017/2019).

Lista Tríplice foi formada por Sirlene Vanessa de Souza Assis, Iraildes Elísia Andrade Nascimento e Maura Cristina da Silva

CANDIDATAS

Na primeira etapa, realizada no dia 26 de abril, representantes de entidades sociais elegeram uma lista tríplice ao cargo de ouvidor-geral. Na oportunidade, as candidatas mais votadas foram Sirlene Vanessa de Souza Assis (24 votos), Iraildes Elísia Andrade Nascimento (16 votos) e Maura Cristina da Silva (8 votos). Também participaram do pleito Luana Silva Bastos Malheiro, Ivani Aparecida Duarte Ramos (Vânia Duarte) e Fábio Mendes da Silva.

Nesta terça-feira, 05, as integrantes da lista tríplice passaram por uma sabatina oral com os membros do Conselho Superior da Defensoria Pública, que, por meio de voto aberto, direto, nominal, obrigatório e fundamentado, escolheram a nova ouvidora-geral.

Ao saber do resultado, Sirlene falou sobre a responsabilidade de assumir o cargo e do seu compromisso em fortalecer, ao lado da Defensoria, a Ouvidoria Cidadã, mantendo um importante legado das antecessoras no cargo.

“Tenho que, antes de tudo, parabenizar Vilma Reis e Tânia Palma pelo excelente trabalho que fizeram na Ouvidoria, e a todos que vêm ajudando a construir esse caminho desde 2009. Quero reafirmar nosso compromisso para ajudar a fortalecer a DPE/BA, além de convidar todas candidatas a nos ajudar, para juntas construirmos uma Ouvidoria ainda mais plural, a cada dia mais criando pontes e redes”, declarou a nova ouvidora-geral da DPE/BA.

Sirlene ainda falou sobre alguns de seus principais objetivos no cargo, como lutar pela expansão da DPE/BA no estado e manter um diálogo constante com os movimentos sociais.

“A ampliação da Defensoria no interior da Bahia é fundamental para o acesso aos direitos e a dignidade humana das pessoas, que são excluídas historicamente. Além disso, quero reafirmar nosso compromisso com a sociedade e os movimentos sociais. Assim, vamos fortalecer essa grande rede de diálogo, encaminhamento, escuta e valorização de todo povo baiano”, finalizou.

OUVIDORIA CIDADÃ

Segunda mais antiga entre as ouvidorias externas do País, a Ouvidoria da DPE/BA completou dez anos de existência em fevereiro deste ano. Com o slogan “Ouvidoria Cidadã – Sem Ouvidoria externa não há democracia nem justiça”, tem o fundamental papel na Defensoria de ser a ponte com a sociedade civil, recebendo e encaminhando solicitações, dúvidas, sugestões, reclamações e denúncias, mas também com forte atuação externa, principalmente em suas audiências públicas.

Da Redação do Correio Nagô, com informações da DPE/BA
Em 07/05/2019

scroll to top