Home » Revista » Povos de Terreiro ganham espaço para vendas de produtos em Salvador

Povos de Terreiro ganham espaço para vendas de produtos em Salvador

ggfffgggggRedação Correio Nagô – Na próxima quinta-feira (27), será inaugurado, em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador, o Espaço Mauanda – Arte, Moda e Cultura Afro, com o objetivo de “promover a geração de renda e a valorização da cultura das religiões de matriz africana”.

“Vai proporcionar a comercialização da produção de vestuário, artesanato, souvenirs e artefatos para decoração elaborados por religiosos dos terreiros de candomblé da capital baiana e Região Metropolitana de Salvador (RMS)”, divulgou o Governo do Estado. A iniciativa é realizada através do programa Vida Melhor-Urbano, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), sob a coordenação da Casa Civil. A inauguração será realizada às 16h, na avenida Luiz Tarquinio, ao lado do corpo de Bombeiros.

O secretário da Casa Civil, Rui Costa, responsável pela coordenação geral do Vida Melhor, afirmou que a partir da inclusão produtiva é possível trazer para o comércio um produto de grande valor agregado. “O fato de o aporte cultural dos povos de terreiro se reverter em benefício para a própria comunidade nos faz ter muito orgulho da ação que estamos realizando”.

Para o coordenador-executivo do Vida Melhor-Urbano, Ailton Florêncio, a ação valoriza as atividades desse segmento da população, além de proporcionar a geração de trabalho e renda das famílias. “O espaço vai divulgar o trabalho feito por essas comunidades, gerar sustentabilidade econômica para a atividade artesanal, além de agregar terreiros de todo o estado”.

Incentivo

O Espaço Mauanda integra as ações do Vida Melhor-Urbano, iniciadas em 2011, que fortalecem a produção e comercialização dos povos de terreiro. Em novembro, o Espaço Vida Melhor expôs no Aeroporto Internacional de Salvador artefatos culturais produzidos por participantes da Rede Mauanda Bankoma.

A iniciativa fez parte da programação do Encontro Ibero-Americano do Ano Internacional dos Afrodescendentes (Afro XXI). Neste mesmo ano, o governo entregou 12 máquinas de costura para o Terreiro de São Jorge Filho da Gomeia, no bairro de Portão, em Lauro de Freitas.

Em outubro deste ano, um kit com 12 equipamentos de costura profissional foi entregue para o Espaço Vovó Conceição, sediado no Ilê Axé Iyá Nassô Oká (Terreiro da Casa Branca), a fim de melhorar as ações realizadas para a fabricação de vestimentas para religiosos de matriz africana de Salvador.

No último dia 14, foi realizado na Praça de Oxum do Terreiro da Casa Branca o Desfile de Moda e Arte nos Terreiros – Cultura e Empreendedorismo Familiar 2012. Artigos como pano-da-costa, souvenirs, torços, bijuterias e outros, confeccionados por religiosos de 17 terreiros de Salvador e Lauro de Freitas foram os destaques do evento.

scroll to top