17/08/2018 | às 16h24
Aula de campo marca o aulão Pré-Enem do Instituto Steve Biko, neste domingo (19). O Parque São Bartolomeu receberá, a partir das 8h, os alunos que estão se preparando para o vestibular, na “Trilha Ancestral 2018,” esse ano com tema voltado a Revolta dos Búzios e outras revoluções.
O evento aberto ao público, faz parte da atividade “ABC – Acesso a Bens Culturais.” O programa faz parte grade disciplinar e pretende proporcionar acesso e envolvimento aos espaços culturais da cidade.
A Trilha Ancestral é uma das atividades planejadas pela equipe pedagógica do Instituto Steve Biko que integra a disciplina Cidadania e Consciência Negra. Trata-se de uma ação anual que leva os alunos da Biko ao contato com uma reserva de Mata Atlântica, árvores, cachoeiras e pedras do bioma original, locais onde a fauna e a flora são sagradas para as religiões de matriz africana. Além de relembrar, em meio à natureza, conteúdos das áreas do conhecimento, como Matemática, Linguagens, Química, dentre outras disciplinas tradicionais do pré-vestibular/ENEM.
“O parque São bartolomeu representa para nós um ambiente de riqueza ecológica e de culto à nossa ancestralidade. O que proporciona aos nossos estudantes a ampliação do conhecimento através de linguagens e olhares diferenciados sobre vários aspectos ambientais e étnicos, que somam as outras discussões a que eles são imersos no decorrer das aulas no Instituto”, explica a Diretora executiva do Instituto Steve Biko Jucy Silva.
Sobre a Biko
O Instituto Steve Biko é uma organização não governamental criada há 26 anos, voltada para promover o acesso de jovens negros ao Ensino Superior. A Biko, como é conhecida, foi o primeiro curso Pré-Vestibular voltado para negros no Brasil, e funciona no Pelourinho (Rua do Paço, 4).
Até então, mais de 5 mil jovens já acessaram as Universidades por meio do Curso Pré-Vestibular (inscrições no início do ano), com aulas de segunda a sábado e domingos eventuais. Atualmente, a Biko constrói sua nova sede, no Campo Grande, onde funcionará a Faculdade Steve Biko.
PROGRAMAÇÃO Trilha Ancestral:
8h – Acolhimento no Auditório
Apresentação do Tema – Revolta dos Búzios, Revolução e suas influências no Brasil, Conspiração do Quilombo Zeferina.
Aula de Química na Cachoeira de Oxum: Água, processos químicos ocorridos na degradação do meio ambiente, emissão de gases , descartes de materiais não perecíveis.
Aula de Biologia na Cachoeira de Oxumarê: Biodiversidade e espécies ameaçadas
Aula de Geografia na Cachoeira de Nanã: Meio Ambiente para o ENEM, solo e espaços geográficos, poluição.
Aula de Matemática e Física na Ponte acima da Cachoeira: Calcular as áreas quilombolas, o uso estratégico do espaço pela líder Zeferina e usar a Etnografia Religiosa; cálculo da área utilizada pelo governo federal para homologação e Quilombos.
Aula de Cidadania – Retorno recolhendo material descartável (lixo).
Aula de Linguagens – Poesias (incentivo para o Concurso Anual de Redação da Biko)
12h – Encerramento
Beatriz Almeida é repórter-estagiária do Portal Correio Nagô.