A norte-americana Gabby Douglas entrou para a história nos Jogos Olímpicos de Londres, ao se tornar a primeira negra a faturar uma medalha de ouro na ginástica olímpica. No início de sua carreira, no entanto, a ginasta esteve próxima de abandonar o esporte, após sofrer com piadas racistas em sua antiga academia de treinamentos.
Nesta terça-feira, Gabby Douglas concedeu entrevista ao programa da apresentadora Oprah Winfrey e revelou ter sido chamada de ‘escrava’ pelas antigas companheiras em Virginia Beach. “Eu com certeza me senti isolada. Eu pensava: ‘Por que mereço isso? É por que sou negra?’”, disse a ginasta, que precisou de mudar para Iowa para reencontrar sua motivação.
Procurados pela imprensa norte-americana, membros da academia Excalibur Gymnastics se defenderam das acusações e se disseram ‘chocados’ com a versão apresentada por Gabby Douglas. Gustavo Moure, que é um dos sócios majoritários da academia de Virginia, questionou a credibilidade das declarações da campeã olímpica.
“Quero defender as crianças que treinaram com ela e a apoiaram enquanto ela as atacou com essas acusações. Gabrielle é uma pessoa com créditos só porque é campeã olímpica? Ela não deu nomes, nem datas, e nos leva a crer que essas afirmações são falsas”, afirmou, para o canal ‘E!’.