Nesta semana, entre os dias 5 e 7 de outubro, quem tem interesse em conhecer ainda mais sobre a cultura e a arte baiana – produzidas no segmento negro infantojuvenil – já tem um encontro marcado com a Festa Literária Arte e Identidade. Ocupando diversos espaços culturais do Centro Histórico de Salvador, a terceira edição do evento tem como temática os “200 anos da Independência do Brasil na Bahia” com uma programação recheada de atividades gratuitas e para todos os públicos com intérprete de libras e audiodescrição, além da transmissão de algumas atividades pela plataforma YouTube.
Os três dias de festa irão contar com mesas literárias, contação de histórias, oficinas, lançamento de livro, feira de livros e produtos afirmativos, exibição de documentários e outras dinâmicas focadas no estímulo da arte, literatura e difusão do livro. Um dos destaques desta edição é a contribuição artística de alunos de escolas públicas da capital baiana.
“Montamos uma programação diversa com foco em nosso objetivo principal que é democratizar o acesso à arte e a literatura, além de reforçar a importância da leitura como prática social e ferramenta revolucionária. Teremos espaços para todos os públicos e, em especial, um local para que jovens estudantes de escolas públicas apresentem suas produções artísticas e expressões. Pensando em potencializar o lado criativo e crítico, eles terão momentos diversos durante os dias do evento para participarem de forma ativa, não só como espectadores e isso é transformador”, disse Cris Santana, coordenadora geral do projeto.
Uma das novidades é a “Feira Maria Felipa” – que se inicia na Casa Vale do Dendê e se estenderá até o Largo Tereza Batista – sendo voltada para o incentivo e comercialização de produtos afirmativos por livrarias, editoras, empreendedores e artistas negros da Bahia. “Nosso evento é pensado na valorização, participação e fomento de criações do povo preto. Queremos que seja um evento representativo e acolhedor, temos um time de peso com muita bagagem para agregar a essas crianças, jovens e público interessado”, acrescenta Cris.
Entre os nomes que chegam para somar estão Tiganá Santana, Carla Akotirene, Denise Carrascosa, Coscarque, Mestre Jackson, Helena Nascimento, Marcos Cajé, Cássia Valle, Negra Jhô, Anderson Shon, Bianca Tourinho e mais. A programação completa pode ser conferida no site www.arteeidentidade.com.br ou @arteeidentidadeoficial.
A Festa Literária Arte e Identidade é uma realização da Edcarlão Eventos, conta com o apoio do Vale do Dendê, Rede Bahia, TVE, Rádio Educadora, Prefeitura de Salvador através da Secretaria de Cultura e Turismo, e do Governo do Estado, através da Fundação Pedro Calmon e das secretarias estaduais de Cultura; de Educação; e de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais.