Me Despache apresentará programas inéditos em agosto
A partir do mês de agosto, A TV Kirimurê (Canal 10.2) exibirá a segunda temporada do Me Despache, pioneiro programa sobre empreendedorismo e desenvolvimento econômico da tevê aberta da Bahia.
Depois da boa repercussão das dez edições exibidas na primeira temporada, o programa, idealizado e apresentado pela publicitária Luciane Reis, manterá o foco em iniciativas de organização econômica da população negra, conversando com especialistas e dando dicas para o empreendedor. Através de entrevistas e reportagens, o Me Despache traz o debate sobre questões financeiras para a casa das famílias baianas. Os convidados, com suas histórias pessoais ou com suas pesquisas dedicadas à temática dos negócios, contribuem para estimular o pensamento sobre a Economia.
Nesta segunda temporada, o programa mantem os mesmos horários: apresentação todas as terças-feiras, 21h e reprise às quintas-feiras, 10h da manhã, além dos conteúdos disponibilizados nas redes sociais da Agência de Fomento a Negócios Locais e Étnicos Merc´Afro, responsável pelo programa. A direção do Me Despache é do jornalista André Santana, com direção de imagens e edição de Gustavo Pereira.
Étnicos Saberes
O nome do programa faz alusão à forma que os clientes baianos utilizam para serem atendidos nos estabelecimentos comerciais. Essa característica será ainda mais ressaltada na segunda temporada, quando o programa dará mais espaço para as visitas aos estabelecimentos comerciais e negócios de afro-empreendedores pela cidade. O objetivo é revelar ao público como utilizaram a criatividade e o potencial inovador para tornar realidade um sonho profissional.
“Com o programa Me Despache, iniciamos uma importante reflexão sobre a relação histórica dos negros com o dinheiro. Estamos mapeando na cidade, pequenos e médios empreendimentos para visitarmos e promove-los como Étnicos Saberes, além de conectá-los com iniciativas e tendências mundiais de negócios focados na superação do racismo e na promoção do empoderamento negro.”, explica Luciane Reis, que é pesquisadora da temática do afro-empreendedorismo.
Comunicóloga com formação em Publicidade e Propaganda, especialista em Produção de conteúdo para Educação online pela Faculdade de Educação da UFBA, Luciane Reis é mestranda em Desenvolvimento e Gestão Social na Faculdade de Administração da UFBA, desenvolvendo a pesquisa ‘O caminho do dinheiro negro: da escravidão ao empreendedorismo’.
Gestão de Si
Um dos quadros mais elogiados do programa ganhará destaque nesta segunda temporada, é o Gestão de Si, que conta com falas inspiradoras de consultores para uma atenção maior para crenças e hábitos que impedem o desenvolvimento do potencial criador daqueles que querem empreender nas mais diversas áreas da economia. Temas como organização pessoal, network, crenças limitantes e ferramentas de gestão de fácil acesso são abordados como imprescindível para os afro-empreendedores, mas também para qualquer pessoa que deseja ter um equilíbrio financeiro.
“Nosso objetivo é trazer para o cotidiano das famílias a conversa sobre planejamento financeiro, organização de carreiras e consumo consciente, tornando a aquisição e uso do dinheiro um ato político de afirmação negra”, defende Luciane Reis.
Me Despache todas as terças-feiras, 21h, e reprise às quintas-feiras, 10h da manhã, na TV Kirimurê (10.2). Uma iniciativa do Merc´Afro: www.mercafro.com.br
Ficha técnica
Idealização, produção e apresentação: Luciane Reis
Direção: André Santana
Direção de Imagens: Gustavo Pereira
Edição: Gustavo Pereira e Edmundo Junior
Direção de arte: Vinny Santos
Designer: Questão Almada
Fotografia: Gustavo Pereira e Lucas Cerqueira
Maquiagem: Ana Andrade
Figurinista: Cáren Cruz
Comunicação: Adriele do Carmo e André Santana