Durante o fim de semana, a programação para marcar o dia Nacional do Combate à Intolerância Religiosidade segue intensa com debates e atos públicos. A data foi instituída em homenagem a Mãe Gilda, símbolo de um dos casos mais marcantes de preconceito religioso no país. A ialorixá, Gildásia dos Santos e Santos, após a publicação pelo jornal Folha Universal da Igreja Universal do Reino de Deus, em 1999, que publicou matéria intitulada ‘Macumbeiros charlatões lesam o bolso e a vida de clientes’ associada a imagem da ialorixá. O ato gerou sérias complicações para a saúde de Mãe Gilda, que faleceu no ano seguinte.
O 21 de janeiro simboliza a luta pelo direito à liberdade de culto e expressão a todas as etnias. As atividades de organizações, movimentos sociais e culturais são importante para a construção de ações para refrear a intolerância religiosa contra o povo de santo.
Quinta, sexta e sábado (21,22 e 23 de janeiro)
- Ato Público no Dia Nacional do Combate à Intolerância Religiosa auditório da Prefeitura de São Paulo. Gratuito
O ato abriu a programação da Prefeitura em homenagem ao aniversário de 462 anos da cidade de São Paulo, celebrado em 25 de janeiro. Paralelamente ao evento, diversas atrações artísticas ligadas a grupos religiosos apresentam-se no Largo do Paissandu, ao longo do dia. E, logo mais às 18h, ocorre o lançamento da campanha municipal “Tolerância é legal. Intolerância é crime!”, que promoverá ações de conscientização sobre preconceitos de culto e crença durante todo o ano. As comemorações continuam nos dias 22 e 23, no Largo do Paissandu com apresentação de artistas como Deise do Banjo e Maracatu Ilê Alafia durante todo o dia.
Sexta (22 de janeiro)
- Show de Savannah Lima, às 19h, Espaço Cultural Barroquinha – Salvador. ($20/10)
Em homenagem musical ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, celebrado em 21 de janeiro, a cantora e compositora Savannah Lima levará sua voz marcante ao palco do Espaço Cultural da Barroquinha o projeto Oferendas. O público pode esperar uma performance Afro-Pop com arranjos modernos do Black Soul e Pop, aliado a cânticos sagrados dos Orixás e muita percussão.Os ingressos serão vendidos a partir das 17h (no dia do evento) na bilheteria do local.
- Desabafo Interreligioso, das 14h às 18h, Nazaré – Salvador. Gratuito
Bate-papo sobre juventude, desafios e religiosidade, na Igreja Batista Nazareth.
- Semana de Enfrentamento à Intolerância Religiosa, das 9h às 12h, Cidade do Saber – Camaçari. Gratuito
Encontro LGBT de Terreiros.
Sábado (23 janeiro)
- Semana de Enfrentamento à Intolerância Religiosa, das 8h – Camaçari. Gratuito
Caminhada Contra a Intolerância Religiosa – Areias
Foto: Domingos Teixeira