Com estreia em maio, “A Lagoa das Feiticeiras” reúne teatro, música e fotografia em uma homenage à cidade de Alagoinhas, no agreste baiano, além de promover diálogos sobre a urgente necessidade de ações de preservação ambiental em suas lagoas e rios. Inteiramente on-line e gratuito, o evento conta com a exposição fotográfica “Irmãs-Águas”, do artista Rai Cavalhier, seguida por uma série de bate-papos virtuais, de 4 a 7 de maio, até a estreia do espetáculo que acontece no sábado, dia 8 de maio, às 20h, pelo YouTube.
Idealizado por alagoinhenses, o espetáculo tem concepção e direção de Antônio Marcelo e texto do dramaturgo e roteirista Daniel Arcades. O enredo conta a história de um babalorixá que, consciente de sua impotência humana para salvar as fontes, rios e lagoas da sua cidade da destruição provocada pela humanidade, invoca as energias femininas do panteão afrobrasileiro para intervir e conduzi-lo nessa luta. Um embate entre as forças da natureza e a urbanização.
“A Lagoa das Feiticeiras é um projeto desafiador, não só por ser um híbrido de linguagens artísticas, mas também porque é um mergulho na nossa ancestralidade que traz à tona vozes silenciadas pela colonização para emergir o lado negro, originário e propor outras possibilidades de entender o mundo”, destaca o diretor artístivo Antônio Marcelo.
Produzido pela Dan Território, “A Lagoa das Feiticeiras” tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
SERVIÇO:
A Lagoa das Feiticeiras – Evento Cênico, gratuito
Programação:
29 de abril até 5 de junho– Exposição Virtual “Irmãs-Águas”, por Rai Cavalhier.
4 a 7 de maio (terça a sexta-feira), às xxh – Bate-papos Na Beira da Lagoa
YouTube Dan Território: bit.ly/2PsMGbj
8 de maio (sábado), às xxh – Estreia Espetáculo A Lagoa das Feiticeiras
YouTube Dan Território: bit.ly/2PsMGbj