Foi aprovado na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 6738/13, que reserva 20% das vagas de concursos públicos para negros, nesta quarta-feira, 04 de dezembro. Presente na votação, o deputado federal Luiz Alberto (PT/BA), presidente da Frente Parlamentar Mista pela Igualdade Racial e em Defesa dos Quilombolas, destacou o caráter vitorioso do resultado: “Este foi um passo importante para aprovarmos a proposta da presidenta Dilma Rousseff no plenário desta Casa”.
Esse PL, apresentado pela presidenta na CONAPIR, reforça a importância de o Brasil saldar a dívida histórica que tem com o povo negro. A aprovação na Comissão de Trabalho é um importante passo, mas não podemos acomodar, se faz necessário uma mobilização nacional para que o projeto seja aprovado também no plenário”, reforçou o parlamentar baiano.
A proposição, de autoria do Poder Executivo, recebeu parecer favorável do relator deputado Vicentinho (PT/SP) e teve apenas um voto contrário, do deputado Sílvio Costa (PSC/PE). “O texto visa buscar o equilíbrio social”, disse Vicentinho, lembrando que, dos 513 deputados desta legislatura, apenas 40 são negros. O relator explicou que essa cota não será permanente, valerá por apenas 10 anos.
Fotos: Felipe Freitas/Seppir
Fonte: Sepromi