Em comemoração ao centenário da morte do jornalista e escritor Lima Barreto, acaba de ser lançado o projeto “Espalhe Lima Barreto”. A iniciativa destaca o legado do autor por meio de vídeos, artes e textos em formato bilíngue e de livre acesso. Idealizado por Lilia Schwarcz (professora titular da USP e Global Scholar na Universidade de Princeton), o projeto é uma realização do Brazil LAB (Universidade de Princeton) e da Companhia das Letras, com apoio do Princeton Institute for International and Regional Studies (PIIRS).
Entre fevereiro e novembro (mês que marca os 100 anos da morte do autor), vídeos inéditos serão lançados em espalhelima.com.br , com personalidades negras declamando trechos da obra do autor. A primeira é Djamila Ribeiro, filósofa e escritora, que dá voz a excertos do livro “Clara dos Anjos”.
Estão nos planos, além dos vídeos, disponibilizar pinturas e ilustrações de artistas diversos inspiradas no escritor e textos completos em formato e-book. Embora Lima Barreto esteja entre os mais importantes escritores brasileiros, sua obra ainda preserva muitos potenciais a serem explorados e reconhecidos, inclusive no exterior. É por isso que o projeto se propõe a divulgar em português e inglês uma obra que, durante muito tempo, ficou fora do cânone literário e do modernismo.
Responsável pela produção digital, a Baioque Conteúdo desenvolveu o portal (inicialmente uma landing page que dará espaço a um site completo ainda no primeiro semestre), coordena e presta consultoria à parte audiovisual do projeto e tem a missão de desenvolver as peças de divulgação para redes sociais.