Home » Blog » Projeto global do Spotify Advertising promove artistas negros brasileiros

Projeto global do Spotify Advertising promove artistas negros brasileiros

O projeto Outside Voice, do Spotify Advertising, criado no ano passado inicia a segunda temporada neste segundo semestre de 2021.  A série de playlists compostas por músicas e gravações de voz criadas por profissionais do mercado inclui a participação de dois convidados brasileiros, Felipe Silva cofundador e CCO da agência de publicidade Gana, e Jéssica Gomes, diretora de comunicação, comunidade e criatividade na Sallve, uma startup brasileira de beleza. Os dois criaram suas próprias playlists originais, misturando suas músicas preferidas com depoimentos em áudio – apresentando um pouco mais sobre as suas jornadas profissionais e pessoais, além de contar sobre seus processos criativos, e discussões de temas importantes que afetam as comunidades menos representadas.

As playlists da segunda temporada, que já estão no ar, estão compostas por músicas que  abrem uma discussão sobre o poder da representatividade no mercado de criação. Felipe fala sobre a pouca representação do profissional negro na indústria: “O Brasil é um país com 56% da população autodeclarada negra e parda, mas levei 10 anos até trabalhar com outra pessoa negra dentro do departamento de criação”. Em sua eclética playlist, ele reforça a importância de elevar as vozes negras e o quanto está trabalhando para isso: “Nós inventamos o hip-hop, o rock, o blues, o funk carioca”, diz. “Imagine todo esse poder criando para as marcas. É isso que a agência Gana quer fazer”, completa Felipe.

Além dele, Jéssica também fala sobre o poder da representatividade e o quanto é preciso dar atenção para a forma que isso afeta todos os aspectos da vida de pessas que fazem parte de comunidades marginalizadas: “Embora os negros sejam a maioria da população aqui no Brasil, somos minoria quando se trata de representação em lugares de poder. E aqui estamos nós, em 2021 ainda lutando pelo simples direito de existir e de viver, não apenas de sobreviver. Não pude ignorar essas narrativas em minha jornada profissional. Somos vidas, futuros e histórias que merecem ser contadas“, comenta Jéssica.

Se quiser saber mais sobre o Outside Voice e as histórias que os profissionais têm para contar, os episódios da primeira e da segunda temporada estão disponíveis gratuitamente no Spotify, confere lá!

scroll to top