Home » Manchete » Projeto inicia polo de produtos agroecológicos em terreiros

Projeto inicia polo de produtos agroecológicos em terreiros

Em ação inédita de implantar a produção e comercialização de produtos agroecológicos das comunidades de terreiros, a Associação AWA Ações Afirmativas irá implantar unidades de Produção Agroecolóogica, Integrada e Sustentável (Pais) em 20 terreiros localizados em nove municípios baianos. O evento de lançamento acontece na próxima sexta-feira, às 9h, na Botica RHOL, rua Maciel de Cima, n°8, no Pelourinho. 

Além de promover inclusão social e geração de renda, a ação vai melhorar a qualidade de vida dos povos das comunidades de terreiros. A iniciativa que terá investimento de R$ 444 mil foi idealizada pela bióloga e doutora em Desenvolvimento do Meio Ambiente, Sueli Conceição. “A meta é criar estratégia para que os terreiros possam desenvolver sua autonomia financeira gerando renda e, no futuro, construir o primeiro polo de produção e comercialização desses produtos em terreiros”, disse a mentora do projeto que está em fase de planejamento de atividades e tem como foco a produção de leguminosas, hortaliças e aves.

A AWA é uma organização que atua há 7 anos na Bahia, desenvolvendo projetos que visam a autonomia financeira e autogestão dos povos e comunidades tradicionais, pautados nos princípios da agroecologia, economia solidária e economia circular.

A associação foi contemplada em edital de chamamento público do governo do estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).

Sueli Conceição é também responsável pela Rede de Hortos de Plantas Medicinais e Litúrgicas (Rhol), que tem o propósito de gerar renda, preservar as plantas e valorizar a identidade dos religiosos de matriz africana. A ação é desenvolvida em cinco municípios da Grande Salvador e tem 16 terreiros cadastrados. Lançado em 2015, o Rhol implantou hortos com 40 espécies utilizadas pelas religiões de matriz africana em 12 terreiros de Salvador e Região Metropolitana. Os produtos são vendidos na botica Rhol, no Pelourinho.

scroll to top