Natal recebe, entre os dias 22 e 26 de abril, a segunda etapa do projeto Lastro – Intercâmbios Livres em Arte: Encontros de arte e crítica , da curadora Beatriz Lemos. Além de uma palestra com a própria autora, a programação inclui também uma oficina com a pesquisadora, crítica de arte e curadora Marisa Flórido. Contemplado no Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 9ª Edição, o projeto tem como objetivo principal o desenho de redes de trabalho entre agentes culturais, e busca também fazer uma pesquisa curatorial das cenas de arte, na região Nordeste do Brasil.
A curadora Beatriz Lemos faz palestra sobre a experiência do projeto Lastro , a construção da pesquisa e as diversas possibilidades que a articulação em rede pode oferecer, inclusive a ativação de possíveis intercâmbios.
Crítica de arte, Marisa Flórido é doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas-Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Com diversos textos publicados, ela participa de um workshop, onde serão discutidas propostas de comunicação e pontos de reflexão da mobilidade na arte, além de questões sobre circuitos e sistemas de arte.
Sobre o projeto
O projeto Lastro já passou por Salvador (BA) e, depois, seguirá para João Pessoa (PB), Recife (PE), São Luís (MA) e Aracaju (SE). Entre as atividades programadas estão palestras, que tratam dos intercâmbios livres em arte e experiência da plataforma Lastro, nas quais serão enfatizados os seguintes temas: pesquisa, viagem, (re)conhecimento e proposta curatorial.
Os encontros contam também com a participação de artistas e críticos convidados, que ministram oficinas sobre a temática das propostas de comunicação, pontos de reflexão da mobilidade, circuitos e sistemas de arte. Ainda, serão feitas entrevistas e visitas a artistas e espaços culturais para a ativação de possíveis intercâmbios. A rede iniciada pelo projeto já inclui oito dos vinte países que formam a América Latina – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador e Paraguai – e foi base de pesquisa para diversas iniciativas.
Sobre a autora do projeto
Beatriz Lemos é licenciada em História da Arte pela UERJ e mestranda em História Social