Home » Manchete » Projeto percorre escolas públicas para visibilizar protagonismo de mulheres negras

Projeto percorre escolas públicas para visibilizar protagonismo de mulheres negras

De 24 a 27 deste mês, o projeto Diálogo de Heroínas: Histórias de Liberdade percorre escolas públicas de quatro cidades baianas para visibilizar o protagonismo de mulheres negras. Realizada pelo Coletivo Cacos, a iniciativa promove um simbólico encontro de Maria Felipa de Oliveira e Zacimba Gaba para resgatar trajetórias significativas na história do Brasil.

Por meio da literatura, poesia e performance cênica, o público vai poder conferir um circuito insurgente que destaca narrativas de lutas por liberdade que são pouco visibilizadas.

No dia 24/10, o Diálogo de Heroínas chega à Escola Municipal Professor Edgar Santos, em Maracangalha, em São Sebastião do Passé. Já no dia 25/10, o Cine Teatro de Lauro de Freitas recebe a Escola Municipal Ana Lúcia Magalhães e o Colégio Estadual Américo Simas, sendo também aberto ao público (sujeito à lotação do espaço). Na sequência, 26/10, o projeto ocorre na Escola Estadual Rotary, em Salvador. Por fim, o Centro Educacional do Cajueiro, em Rafael Jambeiro, recebe a iniciativa no dia 27/10.

O Diálogo será mediado pela escritora, jornalista e professora Donminique Santos, com roteiro cênico em colaboração com Leo Rocha. Terá ainda participações das atrizes Aline Nepomuceno e Beatriz Santana, que darão vida às duas heroínas fazendo performances artísticas durante a ação.

Projeto Diálogo de Heroínas: Histórias de Liberdade. Foto: Divulgação

De acordo com a idealizadora, Donminique Santos, o público vai poder participar de uma narrativa decolonial sobre Zacimba Gaba e Maria Felipa. “Infelizmente a produção de saberes sobre a resistência feminina e feminista para a formação brasileira é constantemente invisibilizada, principalmente no que tange mulheres negras e indígenas. Com esta proposta, buscamos colaborar para contrapor com esse estratégico apagamento”, explica Santos.

Este projeto foi contemplado pelo edital Diálogos Artísticos – Bicentenário da Independência na Bahia e tem apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade vinculada à Secretaria de Cultura (Funceb/SecultBa).

SERVIÇO
O quê? Diálogo de Heroínas: Histórias de Liberdade
Quando? De 24 a 27 de outubro de 2024
Onde: Salvador, Lauro de Freitas, São Sebastião do Passé e Rafael Jambeiro.

scroll to top