Home » Blog » Projeto promove cultura afro em 20 escolas de Cajazeiras

Projeto promove cultura afro em 20 escolas de Cajazeiras

Nesta sexta-feira (01),  o projeto “Áfricas na Gente – Festival de Música nas Escolas” ocupa o Colégio Estadual Rafael Oliveira, no bairro de Cajazeiras, em Salvador (BA). A iniciativa tem como foco a democratização cultural, musicalização e cultura afro-brasileira.

Show de abertura do projeto Áfricas na Gente. Fotos Dayanne Pereira

Criado pela “Rede Somus – Música Bahia”, com o respaldo das leis nº 10.639/03 e 11.769/08,  o projeto realizará festivais de música com atividades de arte educação em 20 escolas públicas estaduais de Cajazeiras e entorno, na cidade de Salvador/BA.  Tem como propósito maior enaltecer a cultura afro-brasileira e trazer reflexão sobre a importância do povo negro para a nossa cultura. Propõe a todos os envolvidos um mergulho em seu próprio cotidiano para descobrir e valorizar a influência afro cultural em suas vidas. Com isso também busca fortalecer a relação de pertencimento das crianças e jovens com seus ancestrais.

O projeto ocupa cada escola durante 01 dia com 08 oficinas (ex: quadrinhos; canto; iniciação a teoria musical; som, ritmo e movimento; contrabaixo básico; criação de histórias; rádio web e violão básico), uma Roda de Conversa sobre Cultura Afro-brasileira com um estudioso da área e shows com artistas da Rede Somus.

Para abrir as atividades do projeto, foram realizados shows gratuitos no dia 12 de agosto (sábado), das 16h às 20h, na Praça Regina Guimarães – Fazenda Grande III, Cajazeiras. O evento teve show de abertura com Mateus Aleluia e apresentações de alguns artistas da Rede Somus, como: Estevam Dantas; Danilo Fonseca; Thaíse Maciel; Ramon Lima; Áurea Maria; Filipe Lorenzo; Fábio Haendel e Victor Badaró. 

Selecionado pelo Edital Setorial de Música, a iniciativa tem apoio financeiro do Fundo de Cultura, mecanismo de fomento da Secretaria de Fazenda e da Secretaria de Cultura, sendo gerido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada à Secult/BA será realizado durante o segundo semestre de 2017.

Os festivais nas escolas (com oficinas artísticas, rodas de conversa e shows) serão realizados até novembro. Já o encerramento do projeto culminará em um grande show no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras com o lançamento da coletânea musical de artistas de Rede Somus, no dia 25 de novembro.

Programação

01 de setembro: (sex) – Colégio Estadual Rafael Oliveira

*MANHÃ*

*Oficinas*

Quadrinhos-  Fábio Haendel

Música e Composição-  Armando Lui

Música e resistência negra no século  XIX-  Filipe Lorenzo

Dança Afro- Cecília Cadile

Poesia- Evanilson Alves (grupo Ágape)

Teatro- Xan Marçall

*Roda de Conversa* Gabi Guedes

*Apresentação das oficinas*

*Pocket show* Filipe Lorenzo

*TARDE*

*Oficinas*

Quadrinhos-  Fábio Haendel

Música e Composição- Armando Lui

Dança Afro- Cecília Cadile

Criação e Contação de Histórias-  Danielle Andrade

Canto Popular- Danilo Fonseca

Percussão- Charles Vianna

*Roda de Conversa* Dete Lima e Catarina Lima (Ilê Aiyê)

*Apresentação das oficinas*

*Pocket show* Áurea Semiséria​

 

Da Redação.

scroll to top